A chegada do navio SH Vega (Swan Hellenic), no dia 31 de outubro, com atracação no porto de Salvador, marca o início da temporada baiana de cruzeiros marítimos 2024/25, que terá operações, também, em Ilhéus e Porto Seguro. Em uma reunião de alinhamento, na segunda-feira (30), no gabinete da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), na capital, foram definidas ações conjuntas entre instituições públicas e privadas, para garantir aos cruzeiristas acolhimento, infraestrutura, segurança e apoio logístico.
O trabalho terá a participação da Setur-BA, das secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP) e de Cultura (Secult), da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), do Terminal Marítimo Contermas, da Prefeitura de Salvador e do trade turístico.
“O turismo envolve ações transversais dos agentes que atuam no setor. Por isso, o Governo do Estado lidera o processo de recepção aos cruzeiros, em parceria com outras instituições, para que tenhamos uma temporada exitosa”, ressaltou a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, que presidiu a reunião.
“Essa ação conjunta é fundamental. O Brasil vive um novo momento, onde os órgãos se comunicam, e quem sai ganhando é o contribuinte e o turista”, disse o gerente do porto de Salvador, Luís Felipe de Menezes.
“A temporada passada foi excelente, com resultados super positivos, justamente, por conta dessa integração”, completou a titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), Camila Albuquerque.
Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze, “o setor está preparado para oferecer uma experiência exemplar aos cruzeiristas, que serão embaixadores do nosso sucesso, atraindo ainda mais visitantes para a Bahia”.
“Vamos garantir a segurança nos principais pontos turísticos e roteiros que os cruzeiristas fazem. Atuaremos não somente em Salvador, mas em todos os locais em que eles estiverem”, afirmou o Comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BepTur), coronel Taylon Teixeira Cavalcante.
Foto: Tatiana Azeviche