Foi publicado no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (1º), o pedido de análise para o financiamento da construção da ponte Salvador-Itaparica. O texto foi encaminhado ao Congresso Nacional. O texto, assinado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), presidente em exercídio durante viagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao exterior, solicita a autorização para a contratação de uma operação de crédito externo, com a garantia da República Federativa do Brasil.
O financiamento, que ocorrerá por meio de uma parceria entre o Governo do Estado da Bahia e a Corporação Andina de Fomento (CAF), visa viabilizar o Projeto Sistema Viário Integrado do Estado da Bahia, no qual a ponte é a principal obra. Nesta semana, uma nova balsa de grande porte foi introduzida na Baía de Todos-os-Santos com o objetivo de reforçar a sondagem da ponte. As atividades começaram em janeiro deste ano. Ambas as balsas são equipadas com uma perfuratriz que utiliza um sistema de compensação de ondas, permitindo a realização de operações no mar mesmo sob condições climáticas adversas.
Até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas para participar do projeto, resultando na geração de 300 empregos diretos e indiretos relacionados à sondagem, que representa um investimento total de R$ 160 milhões.
Divulgação Thauane Maria/GOVBA