“A educação é a base de tudo, e com o IFBA ao nosso lado, tenho certeza de que podemos transformar Barreiras em um exemplo de progresso e inclusão”, afirmou Tito durante visita a sede da instituição de ensino. O candidato a prefeito de Barreiras pelo PT, e seu vice, Emerson (Avante), foram recepcionados pelo diretor-geral da instituição, Ítalo Abreu Lima, na oportunidade, foram debatidos parcerias nas áreas de educação, urbanismo e habitação, e Tito fez a entrega de um exemplar do Programa de Governo Participativo.
Tito afirmou que vai revisar legislações específicas para facilitar a requalificação de moradias precárias e que o IFBA, com seus professores e alunos, pode desempenhar um papel crucial neste processo. Ele também mencionou a necessidade de levantar o déficit habitacional da cidade para a implementação de novas unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, em parceria com o governo federal. “Juntos, podemos transformar o cenário habitacional de Barreiras, garantindo moradia digna para todos”, declarou Tito.
O diretor-geral do IFBA destacou que a instituição teve um papel ativo na formulação do Programa de Governo Participativo (PGP), mencionando que, entre todos os candidatos que foram convidados para dialogar, Tito foi o único a convidar a instituição para colaborar diretamente. O diretor reforçou ainda a importância dessas iniciativas, destacando a necessidade de estreitar os laços entre a prefeitura e a instituição de ensino para oferecer uma melhor base educacional aos alunos da rede pública.
Segundo ele, muitos estudantes chegam à instituição com uma formação básica deficiente, o que dificulta o acompanhamento das aulas. Uma parceria com a prefeitura, segundo Ítalo, poderia contribuir significativamente para melhorar essa situação.
Urbanização planejada
Já a professora Regina Xavier, diretora de ensino superior e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo, destacou a importância de estudos sobre a verticalização da cidade, já parte do currículo do curso. “A urbanização planejada é fundamental para garantir que Barreiras cresça de maneira sustentável e inclusiva. Com a colaboração entre a prefeitura e o IFBA, podemos formar profissionais que contribuirão para um desenvolvimento urbano consciente e responsável.”
Emerson enfatizou o papel central da ciência, tecnologia e inovação no desenvolvimento de Barreiras. Ele argumentou que a cidade não deve ser vista apenas como um polo agrícola, mas também como um centro de inovação. Para isso, é fundamental a criação de parcerias com instituições como o Senai Cimatec e o próprio IFBA, que podem assim transformar a cidade em um polo de desenvolvimento tecnológico. Emerson acredita que essa visão ampliada permitirá a capacitação da mão de obra local e a atração de novos investimentos.
Fotos: Ricardo Oliveira