domingo, 17 de novembro de 2024
Euro 6.1652 Dólar 5.7959

FÓRUM ESTADUAL DE LOGÍSTICA, INFRAESTRUTURA E TRANSPORTES REÚNE SETOR PRODUTIVO E PODER PÚBLICO EM SALVADOR

LUIZA SANTOS - 27/09/2024 19:08 - Atualizado 28/09/2024

Com uma programação diversificada, que incluiu visitas técnicas, sessões de networking, paineis de debates e apresentações especializadas, o Bahia Export – Fórum Estadual de Logística, Infraestrutura e Transportes reuniu em Salvador autoridades públicas e representantes da iniciativa privada, além de executivos do setor de infraestrutura, nesta quinta (26) e sexta-feira (27).

A solenidade de abertura, realizada na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), contou com a presença do secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Batista, que representou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, representando o governador Jerônimo Rodrigues no ato solene. O evento também foi prestigiado por outras autoridades da Marinha do Brasil e da administração pública estadual e municipal.

Em seu discurso de abertura, o secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, ressaltou a importância da união entre os entes federativos, entidades empresariais e sociedade civil no processo de reconstrução do Brasil após a eleição do presidente Lula. “Retomamos o caminho do progresso, evidenciado pela melhoria dos indicadores sociais e econômicos, com destaque para o recorde de quase US$ 100 bilhões de saldo positivo na balança comercial no ano de 2023 e a expectativa de crescimento do PIB para 2024, que supera todas as previsões do mercado financeiro”, destacou Peixoto.

Os resultados da atuação conjunta entre o Governo do Estado e o Governo Federal, com base em políticas, planos e programas como o Novo PAC, Nova Indústria Brasil e o Plano de Transformação Ecológica, também foram mencionados pelo secretário. Ele defendeu o protagonismo da Bahia no movimento global de descarbonização e na promoção da economia verde, além de sua liderança em setores industriais que, em sua visão, serão impulsionados por investimentos em logística e infraestrutura de transporte.

“A Bahia se destaca pelo volume robusto de investimentos programados para as áreas de infraestrutura social e urbana, especialmente nos diversos modais de transporte, além da liderança na geração de energia renovável e a relevância alcançada na nova indústria, com destaque para setores como o automobilístico, agropecuário e de mineração”, afirmou Peixoto.

Roberto Oliva, presidente do Conselho do Bahia Export, ressaltou que o evento evidenciou as deficiências de infraestrutura e alcançou pleno êxito ao reunir todo o ecossistema do setor, sendo encerrado de forma exitosa. “Contamos com a presença do secretário especial da Casa Civil da Presidência da República, Marcus Cavalcanti, que nos trouxe a boa notícia de que a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) seguirá para Mara Rosa (GO) e não para Figueirópolis (TO), para se conectar à Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), além de informar que o gargalo de energia na região Oeste está sendo solucionado com investimentos da Neoenergia”, pontuou Oliva.

A palestra de Marcus Cavalcanti, secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República, encerrou a programação do Bahia Export 2024, que também contou com a participação da procuradora-geral do Estado, Bárbara Camardelli, além de dirigentes e representantes do Banco do Nordeste, da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais.

Foto: Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.