Com o tema “Avaliação de impacto de políticas públicas: conectando saberes”, o Encontro Baiano de Estatística (Ebest) chega à sua nona edição com o objetivo de promover o avanço das práticas em estatística e ciência de dados na avaliação de políticas públicas. O evento acontece de 16 a 18 de outubro, com atividades on-line e presenciais. As inscrições estão abertas no site ebest.sei.ba.gov.br. A participação é gratuita. O Ebest é realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com o Departamento de Estatística da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (Conre 5).
O tema deste ano conecta a pesquisa acadêmica em estatísticas e ciência de dados às demandas atuais do mercado, em especial à necessidade do Estado em avaliar os efeitos de suas políticas públicas. O evento é voltado a profissionais e estudantes da área, assim como gestores públicos que desejam conhecer melhor as metodologias aplicadas à avaliação de impacto.
Programação
O IX Ebest será realizado de forma híbrida. O evento promoverá minicursos on-line nos dias 16 e 17 de outubro, das 18h às 20h, no canal do YouTube/SEIBAHIA. E na tarde do dia 18, a partir das 13h, o encontro presencial acontecerá no auditório da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Os temas dos minicursos on-line são “Inferência causal com séries temporais e aprendizado de estrutura”, com Diego Nascimento, professor do Departamento de Matemática da Universidad de Atacama, Chile; e “Inferência causal com Python”, com Matheus Facure, Staff Data Scientist no Nubank, São Paulo.
No terceiro dia (18/10), serão apresentadas palestras de profissionais e pesquisadores renomados no estado. A palestra de abertura será feita pelo professor emérito da UFBA Maurício Barreto, pesquisador sênior da Fiocruz e coordenador-geral do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (CIDACS). O encontro agrega ainda representantes do Departamento de Estatística, do Instituto de Saúde Coletiva e da Faculdade de Economia da UFBA. A tarde será encerrada com um coquetel e exposição dos pôsteres selecionados.
Todo o evento terá transmissão on-line pelo canal https://www.youtube.com/@SEIBAHIA.