sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8331

CAMPOS NETO FALA SOBRE “INCERTEZAS” PARA EVITAR SINALIZAÇÃO SOBRE SELIC

Victoria Isabel - 26/09/2024 16:00

O  presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira (26), que não pretende dar sinalização sobre ciclo de aumento da taxa Selic determinada pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Segundo ele,  isso não seria positivo. Em entrevista em São Paulo para comentar o Relatório Trimestral de Inflação (RTI). Campos foi enfático nesse sentido. “Nós não fizemos guidance, ou seja: as opções estão abertas”, disse.

Ele lembrou que o ciclo teve um início gradual – com aumento de 0,25 ponto porcentual da Selic, de 10,50% para 10,75% -, mas que são necessários mais dados para determinar o que acontecerá daqui para a frente.

Sobre não fornecer a sinalização, Campos Neto destacou que há incertezas em campos como o mercado de trabalho e, por isso, o BC preferiu mencionar os condicionantes que têm sido observados para calibrar a política monetária: hiato do produto, balanço de riscos, expectativas, projeções e inflação corrente.

“É melhor descrever dessa forma, dizendo que a gente está dependendo dos dados e que a gente tem esses condicionantes, do que falar sobre como é que vai ser o ciclo à frente”, afirmou.

Ele negou que algum membro do Comitê tenha defendido um aumento maior de juros do que 0,25 ponto porcentual na reunião da semana passada, quando o colegiado decidiu elevar a Selic de 10,50% para 10,75%.

“Se tivesse algum grupo que tivesse considerado uma alta de 0,50 ponto, a gente teria escrito na ata ‘um grupo considerou’. Se não está na ata, é porque não tivemos esse debate”, respondeu.

Segundo o presidente do BC, um ciclo gradual de aumento estava em linha com a comunicação anterior do Copom. Ele lembrou que, em um momento, o mercado chegou a precificar um “super ciclo” de alta da Selic, que não era compatível com os recados do Copom.

Indagado por jornalistas, ele disse que o IPCA-15 de setembro – que foi divulgado esta semana e ficou abaixo das estimativas do mercado – é positivo, mas não muda o curso do BC. “Nossa decisão não está baseada em um número de curto prazo, a gente tenta olhar um conjunto de dados”, afirmou.

(Infomoney)

Foto: Vinicius Loures – Câmara dos Deputados

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.