A Vigilância Epidemiológica da Bahia confirmou, nesta quarta-feira (25), o sexto caso de botulismo, que estava sob investigação. Com essa nova confirmação, o Estado soma seis casos confirmados em 2024. Desses, três pacientes permanecem hospitalizados, um já teve alta médica, e dois vieram a óbito. Em 2023, foram registrados dois casos confirmados.
Os casos confirmados foram registrados nas cidades de Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Salvador e Cícero Dantas. Em vídeo divulgado no site da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, detalhou as ações que a secretaria vem implementando e falou sobre os casos.
Ela também esclareceu o que é o botulismo, o conceito de surto e os cuidados essenciais para prevenir a contaminação, além de orientar sobre as medidas a serem tomadas em caso de suspeita.
“É fundamental também redobrar o cuidado com alimentos e bebidas. Verificar prazo de validade, selo de qualidade, lata estufada, vidros embaçados”, alerta Eleuzina.
Eleuzina ainda pediu que a população fique atenta aos sintomas, especialmente a uma eventual paralisa muscular repentina.
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil