segunda, 23 de setembro de 2024
Euro 6.1518 Dólar 5.5421

SEBRAE E SHOPEE UNEM FORÇAS PARA IMPULSIONAR VENDAS DOS PEQUENOS NEGÓCIOS

Matheus Souza - 23/09/2024 19:40

Para ajudar os donos de pequenos negócios a prosperar no dinâmico mercado digital, o Sebrae celebrou um acordo de cooperação técnica com a Shopee. A assinatura do termo de parceria aconteceu na segunda-feira (23), na sede do Sebrae em São Paulo (SP). Entre as autoridades presentes estavam o ministro do Empreendedorismo, da Micro Empresa e da Empresa de Pequeno Porte, Marcio França; o ministro do Comércio e Indústria da Cultura, Comunidade e Juventude de Singapura, Alvin Tan; o diretor superintende do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa; o presidente em exercício do Sebrae Nacional, Bruno Quick; e a head de Relações Governamentais da Shopee, Luciana Hachmann.

“Vamos capacitar os pequenos negócios para uma entrada mais rápida e eficiente no universo das vendas on-line, garantindo também maior sustentabilidade e competitividade ao longo do tempo. Os marketplaces são uma grande vitrine para os pequenos negócios, que devem se apropriar das ferramentas digitais para buscar novos mercados”, afirmou o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick.

“A parceria com o Sebrae fortalece o nosso compromisso com o Brasil e o desenvolvimento do e-commerce local. Estamos dedicados a apoiar o empreendedorismo brasileiro, conectando-os aos consumidores e fornecendo as melhores ferramentas para impulsionar o crescimento de seus negócios. Essa colaboração com o Sebrae nos permitirá expandir ainda mais nossas iniciativas de capacitação e apoio às pequenas e médias empresas em mais regiões do país,” afirma Luciana Hachmann, head de Relações Governamentais da Shopee.

“Este é um acordo importante e muito comemorado fora do Mercosul. Nos ajudou a quebrar esta barreira e viemos acompanhar pela importância que nosso Governo dá para o relacionamento comercial com Singapura, que flui com facilidade”, declarou Marcio França. Alvin Tan também destacou a importância do relacionamento com o Brasil. “Essa é minha terceira vez no país. Fomos antes a Manaus, Belém e sabemos que o Brasil valoriza nossa presença, é um grande parceiro. Sempre que viemos somos bem recebidos e também temos interesse em ajudar os pequenos negócios a se digitalizarem”.

O diretor superintende do Sebrae-SP ressaltou os benefícios do acordo. “Essa parceria vai colaborar para que os pequenos negócios sejam mais competitivos no meio digital e tenham mais acesso a mercados”.

Nos próximos dois anos, o Sebrae e a Shopee, que se tornou um dos principais marketplaces no Brasil, vão promover capacitações on-line para orientar os interessados a vender na plataforma ou alavancar os seus negócios de forma geral.

Além do acesso gratuito a uma jornada de aprendizagem para vendas em canais digitais, o projeto prevê oficinas e mentorias especializadas. A ideia é que as empresas tenham um espaço diferenciado dentro da plataforma, aumentando a visibilidade de seus produtos.

Impacto da Shopee no Brasil

São mais de 3 milhões de vendedores brasileiros registrados na plataforma, quesão responsáveis por 90% das vendas da Shopee no país. O marketplace também tem sido uma porta de entrada para a digitalização e alavanca para o crescimento dos vendedores locais. Em uma pesquisa realizada pela Shopee no segundo trimestre de 2024, 1 em cada 3 vendedores locais entrevistados afirmou que encontrou na plataforma sua primeira oportunidade para vender online e 40% deles expandiu a sua operação após começar a vender no app. Suas empresas geram oportunidades de emprego para 1,3 milhão de pessoas no país, sendo que 25% deste total trabalham exclusivamente para atender as vendas na plataforma.

Sobre a Shopee

A Shopee é um marketplace que conecta vendedores e consumidores em uma experiência de compra fácil, segura e divertida. Lançada em 2015 em Singapura, a Shopee chegou ao Brasil em 2019 e, atualmente, conta com uma equipe de mais de 15 mil funcionários e dois escritórios na cidade de São Paulo. A empresa possui 11 centros de distribuição e mais de 100 hubs logísticos por todo o país, para atender as vendas dos seus mais de 3 milhões de vendedores brasileiros, que hoje são responsáveis por 90% das transações da plataforma.

A Shopee tem como compromisso ajudar marcas e empreendedores locais a se digitalizarem e terem sucesso no comércio eletrônico, contribuindo para a economia do país. A plataforma faz parte da Sea Limited (NYSE: SE), líder global de internet para consumidores, cuja missão é melhorar a vida dos consumidores e pequenas empresas com tecnologia por meio de seus três negócios principais: Shopee, Garena e SeaMoney.

 

FOTO: Wander Araujo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.