Com o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, a 18ª Primavera dos Museus será realizada entre os dias 23 e 29 de setembro e contará com a participação do Museu do Saneamento Embasa (MuSa), localizado no bairro da Caixa D’Água, em Salvador. Nesta edição, o evento incentiva que os museus promovam cada vez mais o acesso a todos os seus públicos, independente de condições físicas, sensoriais ou cognitivas.
A gerente de Eventos Corporativos e Patrimônio Cultural da Embasa, Helena Carol Rebello, explica que atividades inclusivas e com públicos diversos fazem parte da rotina do MuSa. “A maior parte do acervo do Museu do Saneamento Embasa está em salões planos e o prédio possui rampas para facilitar o acesso. As exposições contam com placas descritivas em Braille e as visitas são guiadas, com apoio da audiodescrição. Além disso, existe a possibilidade de agendar intérprete de libras para a visita”, explica.
Além de abrigar peças arqueológicas resgatadas durante as obras de implantação de redes realizadas pela Embasa, o MuSa também tem uma área dedicada a contar um pouco da história do saneamento com equipamentos utilizados na operação dos sistemas de água e esgoto.
Durante a programação da Primavera do Museu, o MuSa receberá a visitas de pessoas do Instituto de Cegos, de pessoas surdas e ensurdecidas (pessoas que se tornaram surdas) que trabalham na Embasa e de alunos do Colégio Estadual Pinto de Aguiar – que também participarão de uma roda conversa sobre inclusão e acessibilidade no espaço escolar. O encerramento da programação será feito com a recepção guiada do grupo Saídas Culturais Acessíveis e a apresentação do Coral Água Viva, formado por trabalhadores da Embasa.
A visita ao Museu do Saneamento Embasa é gratuita, aberta ao público o ano todo, mediante agendamento prévio através do link (https://www.embasa.ba.gov.br/a-embasa/museu). O local funciona de terça-feira a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 17h.
Foto: Divulgação Embasa