Na última sexta-feira (20), o Brasil realizou o primeiro voo experimental de um carro voador. O veículo, um eVTOL modelo EH216-S, foi fabricado pela empresa chinesa EHang e testado em Quadra, a 80 km de São Paulo. A aeronave, sem passageiros a bordo, foi operada remotamente pelo CEO da empresa, Adriano Buzaid, e pelo comandante Jeovan Alencar.
A EHang tem duas representantes comerciais no Brasil, a AT Global e a GoHobby, que obtiveram autorizações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar voos experimentais. Durante o teste, o veículo realizou dois voos de aproximadamente 10 minutos cada.
Com dimensões de 5,73 metros de largura e 1,93 metros de altura, o EH216-S pode transportar até duas pessoas, suportando uma carga total de 220 kg e uma autonomia de voo de cerca de 30 km, atingindo até 130 km/h. Ele é equipado com 12 baterias independentes e 16 motores. Segundo a empresa, o modelo vem sendo apresentado ao público desde dezembro do ano passado, em eventos que buscam aproximar a sociedade dessa nova tecnologia.
De acordo com uma pesquisa da MundoGeo, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial para eVTOLs, atrás apenas dos Estados Unidos e China. A tecnologia é voltada principalmente para grandes metrópoles, como São Paulo, e áreas remotas com pouca infraestrutura.
Foto: Divulgação / Gohobby