Na última segunda-feira (16), uma cratera formada na Av. Engenheiro Oscar Pontes, na Cidade Baixa, resultou na interdição de uma das vias. O buraco foi resultado do rompimento de uma tubulação de grande porte de esgoto, situada a 8 metros de profundidade. O prazo dado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para o fim do serviço foi para o final da semana passada, entretanto, ainda nesta segunda-feira (23) a obra não havia sido finalizada.
Em nota ao portal Bahia Econômica, a Embasa afirma que “devido à profundidade da tubulação e à instabilidade do solo, situado em área de aterro, a Embasa precisará prosseguir a obra de reparo na rede de esgoto na Calçada, em Salvador, ao longo desta semana. O trabalho de recuperação da tubulação, que é de grande porte, envolve escavações a oito metros de profundidade, em terreno alagadiço”.
“Estamos trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana, para concluir essa intervenção no menor prazo possível, mas é um trabalho que precisa ser feito com todo cuidado, até para preservar a segurança de nossa equipe”, explica Manuella Andrade, diretora de Operação da Embasa em Salvador e Região Metropolitana.
Ainda de acordo com a pasta, para identificar com mais precisão a extensão do dano, será usado um robô para filmar o interior da tubulação. “Estamos usando todos os recursos de tecnologia disponíveis para concluir esse trabalho com qualidade, segurança e rapidez, pois sabemos que a intervenção nessa região gera, inevitavelmente, um impacto no trânsito”, completa Manuella.
A obra de recuperação da tubulação de esgoto ocupa uma via da avenida Oscar Pontes. O local está sinalizado e a sinalização do trânsito foi alinhada com a Transalvador.
Foto: Bnews TV