sexta, 20 de setembro de 2024
Euro 6.1002 Dólar 5.4665

FONTE NOVA RECEBE EVENTO SOBRE CAPTAÇÃO PARA CLUBES DE FUTEBOL

João Paulo - 20/09/2024 06:58

Salvador sediou na tarde de ontem o X Fórum Estadual de Formação Esportiva, uma inciativa do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que teve o Esporte Clube Bahia (Associação) como anfitrião e apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo (Setur-BA) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O evento aconteceu no Lounge Premium da Arena Fonte Nova e contou com cerca de 450 participantes, a grande maioria representantes de federações, clubes e ligas do esporte na Bahia, além de professores de educação física e desportistas.

O Fórum, que teve sua primeira edição em setembro de 2023 e que passou por Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Pará, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Ceará nos últimos meses, tem como proposta promover o esporte e divulgar as formas de apoio do CBC aos clubes, compartilhando conhecimentos sobre gestão esportiva por meio de palestras e um dia dedicado a muitas conversas e contatos entre dirigentes de diversas modalidades.

Os grandes destaques da programação de ontem foram as palestras dos medalhistas olímpicos convidados: Emanuel Rego (vôlei de praia), Lars Grael (vela) e André Eller (vôlei de quadra). Eles dividiram com o público experiências importantes de suas carreiras e momentos em que a estrutura esportiva ao redor deles foi essencial para alcançarem grandes feitos e marcas.

“Os clubes formadores são essenciais dentro da estrutura do esporte no Brasil, especialmente quando a gente observa o ponto final dela, que é a Olimpíada. Essas instituições são a base para a revelação dos principais atletas de alto-rendimento do país, tanto que, em Paris-2024, das 20 medalhas conquistadas pela delegação brasileira, 15 vieram por atletas de clubes formadores”, disse Paulo Maciel, presidente do CBC, no discurso de abertura do evento.

“Apresentamos os caminhos a serem percorridos para que entidades dedicadas à preparação de atletas de alto rendimento tenham acesso a recursos oriundos da loteria esportiva, para fomentar o segmento. É muito importante também o apoio do Governo do Estado, nesse esforço conjunto para propagar o esporte olímpico, com impacto no turismo”, declarou o diretor da região Nordeste da Confederação Nacional de Clubes (Fenaclubes), Marcelo Sacramento.

Já o Governo do Estado, representado pelo titular da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto, pontuou que eventos como o Fórum de ontem são essenciais para a divulgação de ferramentas importantes para o fomento do esporte em todo o estado. “A Bahia já tem as políticas de incentivos dos programas FazAtleta e Bolsa Esporte, mas o esporte tem diversos outros meios de apoio e crescimento, que estão entrelaçados e passam por outras áreas importantes, como educação e turismo, por exemplo”, disse o superintendente.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.