O Centro de Serviços ao Migrante (CSM), da Universidade Salvador (UNIFACS) está oferecendo atendimento presencial e online gratuito em Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana. Na capital baiana, ocorre no Espaço Cidadania, no Salvador Norte Shopping, às quintas-feiras, das 14h às 17h. Os interessados podem ir até o local com ou sem agendamento prévio.
Entre os serviços disponíveis estão regularização migratória, orientação sobre documentação e direitos, apoio em questões de empregabilidade e empreendedorismo (currículo, cadastro em vagas de emprego, indicação de cursos profissionalizantes, criação e formalização de MEI), orientação financeira e informações sobre validação de diploma e acesso à educação.
Quando necessário, também são feitos encaminhamentos para serviços jurídicos e de saúde prestados pela própria universidade, através do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e da Clínica Integrada de Saúde (CIS).
“Manter o atendimento presencial em um importante centro comercial nos permite uma maior aproximação com as pessoas, especialmente o público de Lauro de Freitas e aqueles que passam pelo Aeroporto. Essa conexão ainda possibilitou o início de novas ações, como momentos de integração cultural em empreendimentos que pertencem a migrantes”, comenta a professora e coordenadora do CSM UNIFACS, Rafaela Ludolf.
Ela ainda reforça que o Centro de Serviços ao Migrante da UNIFACS é um espaço de acolhimento, que entende o migrante dentro de suas especificidades e vulnerabilidades, oferecendo mecanismos efetivos para garantir os direitos necessários dentro da sociedade.
Neste segundo semestre, além das vivências internacionais, também serão exibidos filmes com temáticas ligadas aos direitos humanos e migração. As sessões de cinema ainda terão rodas de conversa. Outra iniciativa é a oferta de um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o objetivo de abordar esses cenários na contemporaneidade.
Para mais informações, agendar atendimento ou realizar o serviço de forma online, basta entrar em contato por meio do e-mail [email protected], telefone 71 99197-9066 ou página do Centro no Instagram: @centrodeservicoaomigrante.
Foto: Divulgação