As operações de crédito Coopergiro, linha de crédito de capital de giro destinada a cooperativas da agricultura familiar da Bahia, foram expandidas, a partir da assinatura de convênios assinados, nesta quarta-feira (18), em Salvador, pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o Fundo Rotativo de Crédito Solidário (Cogefur) e cooperativas de crédito, durante encontro que abordou as oportunidades de financiamento para organizações produtivas dinâmicas da agricultura familiar através dos agentes financeiros locais.
O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), CAR e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contou com a participação de dirigentes das agroindústrias familiares dinâmicas e representantes de instituições financeiras: BNDES, Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil, Caixa Econômica, Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) e Sistema Cresol.
A programação contou com a apresentação do diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, que apresentou o cenário atual das organizações produtivas da agricultura familiar na Bahia. “O Governo do Estado segue investindo de forma maciça na agricultura familiar e a gente foi atrás de financiamento para promover ainda mais o desenvolvimento rural do estado, com mais autonomia e sustentabilidade no campo. E, neste momento, além de expandir a linha de crédito Coopergiro, contamos com o Governo Federal, que vem reconstruindo as políticas públicas para a agricultura familiar, e a presença do BNDES aqui é uma prova viva disso”.
Dannyel Lopes de Assis, da Diretoria de Crédito Digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs/BNDES), apresentou as linhas de financiamento BNDES através dos agentes financeiros locais. Ele também conheceu experiências de organizações produtivas apoiadas pelo Governo do Estado e visitou o Centro de Distribuição e Empório da Agricultura Familiar, em Salvador, que têm gestão da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). “Muito interessante conhecer algumas experiências de sucesso que estão sendo desenvolvidas junto a cooperativas da agricultura familiar, a exemplo do aumento da produtividade, aumento da renda dessas famílias e qualificação dos produtos”.
O representante do BNDES, ainda destacou que o encontro foi uma experiência muito rica. “O banco, que está com uma estratégia de ampliar os recursos aplicados aqui na região Nordeste e, em particular, na agricultura familiar, vai ter uma parceria muito produtiva com a CAR. Esperamos que, agora, com a garantia de crédito, possa ampliar ainda mais a produção da agricultura familiar aqui no estado”, salientou Dannyel de Assis.
Durante o encontro, foram debatidas linhas de crédito e estratégias de financiamento para organizações produtivas da agricultura familiar baiana. Entre os temas apresentados estão ainda a Pactuação CAR/SDR, BNDES e instituições financeiras para operacionalização de linhas de financiamento para agroindústrias dinâmicas; e a Apresentação do Cronograma e Procedimentos para Celebração do Termo de Colaboração para execução do Edital CAR/Projeto Bahia que Produz e Alimenta para agroindústrias dinâmicas.
Fotos: André Frutuôso