quinta, 19 de setembro de 2024
Euro 6.0512 Dólar 5.4272

EMBASA PATROCINA 11º FESTIVAL DAS BALEIAS, INICIADO HOJE (13) EM SALVADOR

João Paulo - 19/09/2024 09:35

Em mais uma ação voltada para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, em sintonia com as suas perspectivas para o futuro, a Embasa está patrocinando a 11ª edição do Festival das Baleias. O evento será realizada em Salvador, entre os dias 13 e 15 de setembro, pelo Redemar Brasil, organização da sociedade civil (OSC), ou ONG, dedicada à proteção dos oceanos e à promoção de um futuro sustentável para o planeta.

De sexta a domingo, os participantes do festival poderão participar de várias atividades gratuitas pensadas para destacar a importância dos oceanos e conscientizar a população sobre os impactos da poluição para a vida marinha. A lista inclui painel de discussões, com o “Ocean Dialogues”, exposições e avistamento de baleias na costa soteropolitana. Afinal, a cada ano, mais de 30 mil delas vêm se reproduzir e dar à luz no mar da Bahia.

Além do Farol da Barra, o evento acontecerá na Doca 1 do porto de Salvador e no Pelourinho, locais onde acontecem a “Exposição Urbana”, que entre outros temas conta a história da caça às baleias na cidade, e a “Whale Parade”, um passeio por esculturas de baleias – e suas caudas – construídas por artistas da terra com materiais reciclados também do mar. “Somos uma empresa ambiental. Patrocinar o festival significa reforçar o nosso compromisso com a preservação da Amazônia Azul e do meio ambiente como um todo”, afirma o presidente da Embasa, Leonardo Góes.

Ecólogo e coordenador-geral do Redemar Brasil, William Freitas reforça que o evento é pensado para levar ao maior número de pessoas a mensagem de cuidado e preservação da vida marinha e do meio ambiente como um todo, já que tudo que acontece no planeta está interligado. “A Embasa tem um papel fundamental na preservação dos mares da Bahia, pois em seu processo de tratamento das águas residuais retira as impurezas contidas nelas antes da disposição adequada do efluente tratado no oceano. Em sua atuação, ela contribui também para a ‘saúde azul’, que é a saúde dos oceanos, dos mares e da vida que há neles, a exemplo do arquipélago de Abrolhos”, território baiano de importância mundial para a preservação das baleias jubarte e de outras espécies marinhas”, enfatiza.

EXPEDIÇÃO BAIANA | Na edição deste ano do festival, a Embasa apoiou também a realização da 1ª Expedição Redemar Brasil, que analisou a vida marinha conectando alguns dos mais importantes ecossistemas costeiros da Bahia até chegar ao berçário das baleias jubarte no Atlântico Sul, o arquipélago de Abrolhos.

Realizada a bordo da embarcação “Sason”, chamada também de “Guerreiro dos Mares”, a expedição “Abra os Olhos” rumou da Baía-de-Todos-os-Santos, a maior baía tropical do mundo e capital da Amazônia Azul, em direção aos pontos de pesquisa, sendo a primeira desse tipo realizada por uma ONG baiana, com pesquisadores baianos. Durante a viagem, o “Sason” aportou em Morro de São Paulo, Baía de Camamu, Ilhéus e Porto Seguro até chegar a Abrolhos. Em cada lugar, a equipe descansava da viagem e realizava atividades de conscientização sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos.

Além de estudar os recifes de corais e coletar dados sobre a qualidade da água, os pesquisadores avaliaram também a presença de microplásticos no oceano. As amostras coletadas pelos cientistas serão analisadas e servirão para mapear os níveis de contaminação na área estudada e elaborar estratégias que consigam reduzir os impactos desses poluentes, que são uma ameaça crescente para a vida marinha.

PARCERIA | O Redemar, sediado em Salvador, se autodefine como uma instituição sem fins lucrativos e apartidária, que traz no seu DNA o pertencimento a região costeira e oceânica. Foi criado para acelerar um processo de mudança que já está em andamento, considerando que nenhum outro grande movimento na história da humanidade se desenvolveu mais rapidamente do que a causa ambiental.

AMAZÔNIA AZUL | Título criado pela Marinha do Brasil, a Amazônia Azul compreende toda a faixa oceânica do Brasil, uma região que inclui o mar, águas sobrejacentes, solo e subsolo marinhos na extensão atlântica a partir do litoral brasileiro até o limite da Plataforma Continental. Em 2014, a Bahia foi declarada “Capital da Amazônia Azul” pelos participantes do I Fórum Internacional de Gestão de Baías.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.