O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aproveitou o retorno prévio do X, nesta quarta-feira, (18), para publicar ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acusando o magistrado de “censura prévia”. Segundo Bolsonaro, a decisão do ministro, de bloquear o site no Brasil, viola direitos políticos fundamentais.
“O X foi banido por questionar decisões judiciais que exigiam não só a remoção pontual de postagens, mas a exclusão permanente de perfis. Isso é censura prévia, prática vedada pela Constituição e uma grave violação de direitos fundamentais”, escreveu Bolsonaro, que continuou.
“Pior: ao banir a maior rede social do país, não foi uma empresa que foi punida, mas milhões de brasileiros, privados do acesso livre à informação e do direito de se expressar”, continuou.
Bolsonaro sugeriu ainda que a democracia está sob risco e que a justiça tem se comportado de forma arbitrária.
“Quando a justiça age seletivamente, todos corremos risco. Quando a censura prévia é normalizada, perdemos nossa liberdade. Quando a liberdade de expressão e de imprensa são ameaçadas, a democracia grita por socorro”, escreveu.
foto: Folha de S. Paulo