Membros da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) se reuniram, nesta segunda-feira (16), com o Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília. Na pauta, discussões sobre o desenvolvimento sustentável da atividade mineral na Bahia, e apresentação de dados relativos ao potencial mineral do estado, que atualmente ocupa a posição de terceiro maior produtor do país.
“É mais uma forma de buscar que, na Bahia, a mineração esteja aliada às boas práticas ambientais, sociais e de governança, assim como nos delegou o nosso governador, Jerônimo Rodrigues”, explicou o presidente da CBPM, Carlos Borel, que participou da reunião junto com o presidente do Conselho de Administração da Companhia, Henrique Carballal.
Carballal destacou a importância de se buscar um novo modelo de investimento para a mineração baiana a partir dessa parceria com o Ministério de Minas e Energia. “Nós dialogamos sobre o potencial mineral do Estado da Bahia, construindo parcerias e pontes com o ministério e buscando um novo modelo de investimento para o desenvolvimento da atividade mineral com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente”, informou o presidente do Conselho.
O diálogo, apontado como positivo pela CBPM, teve participação do secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vitor Saback, e o diretor de Mineração e Transformação Mineral do ministério, Anderson Arruda.
Divulgação