O Instagram anunciou a criação da “Conta Adolescente”, que trará restrições para usuários menores de 16 anos. Com essa mudança, os perfis de adolescentes serão privados por padrão e contarão com configurações limitadas para a troca de mensagens, permitindo maior controle por parte dos pais sobre o tempo de uso da plataforma.
Esse novo recurso será implementado no Brasil a partir de janeiro do próximo ano. Em outros países, como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, as mudanças serão aplicadas nos próximos 60 dias, e na União Europeia, até o final deste ano.
Em comunicado, o Meta informou que adotará medidas para evitar que adolescentes mintam sobre suas idades ao criar contas, com um sistema capaz de identificar perfis de menores de 16 anos. As restrições serão ativadas automaticamente nesses casos.
“Compreendemos as preocupações dos pais e, por isso, estamos redesenhando nossos aplicativos para proteger melhor os jovens com a nova Conta Adolescente”, destacou a empresa.
Essas medidas surgem em resposta à crescente pressão sobre a empresa de Mark Zuckerberg, devido aos impactos negativos das redes sociais na saúde mental dos adolescentes.
Principais mudanças:
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil