quarta, 18 de setembro de 2024
Euro 6.0636 Dólar 5.4665

NORDESTE É A REGIÃO MAIS OTIMISTA DO PAÍS, MAS DADOS MOSTRAM CENÁRIO ABAIXO DO ESPERADO PARA AS MICRO E PEQUENAS INDÚSTRIAS

Bruna Carvalho - 16/09/2024 10:23 - Atualizado 16/09/2024

A 14ª Pesquisa Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria do SIMPI/Datafolha oferece uma visão abrangente do panorama econômico na região Nordeste para a categoria durante o mês de junho/julho.

Ao analisar as expectativas de vendas e serviços prestados no primeiro semestre de 2024, os valores seguem em estabilidade ao primeiro semestre de 2023, no entanto, para o Nordeste, as vendas e prestações de serviço estiveram a cima do esperado para 22% das MPI’s tornando assim, a região a mais otimista do semestre. Ainda assim, 45% das indústrias afirmam que as vendas e prestações de serviço estiveram abaixo do esperado.

Em relação à expectativa de melhora na situação da empresa para os próximos meses, os valores seguem em estabilidade desde o início de 2024, com 48% das MPI’s enxergando um cenário positivo de melhora contra 10% afirmando que o cenário deve piorar. No entanto, o Nordeste se mostrou, em disparado, como a região mais otimista para o futuro, com 62% das MPI’s.

Ainda que com um olhar otimista para o futuro, a avaliação de capital de giro para MPI’s do segue sendo uma das piores em relação a outras regiões, 49% dos dirigentes das MPI’s afirmam que o valor não foi suficiente para o bimestre. Os valores são proporcionais ao total, com 48% das MPI’s do Brasil sem capital de giro suficiente. Em um cenário positivo, apenas 3% das indústrias no Nordeste terminaram o mês com saldo positivo.

Com um capital de giro abaixo do suficiente para o bimestre, a possibilidade de que empresas venham a fechar no Nordeste foi a maior entre as regiões, com 11%. Ainda assim, o número total caiu pela metade em relação ao último bimestre a nível nacional.

Desde janeiro, o índice de Satisfação Macroeconômica vinha apresentando um recuo, mas apresentou uma recuperação de 6 pontos, alcançando novamente 99 pontos e voltando para o mesmo patamar de setembro/2023. No entanto, o Nordeste segue em primeiro lugar com 111 pontos. Ainda assim, para os próximos meses, o otimismo segue em declínio e a queda vem acontecendo desde março/2024. Vale lembrar que o Nordeste é a região mais otimista com 42% das MPI’s acreditando em uma melhora, os valores estão 20% acima da média em relação a outras regiões.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.