Preta Gil revelou recentemente que precisou retomar o tratamento contra o câncer no intestino, após a detecção de uma recidiva em agosto de 2024. A cantora havia sido inicialmente diagnosticada com a doença em janeiro de 2023, e novos exames indicaram que o câncer havia se espalhado por quatro áreas distintas do seu corpo.
No programa ‘Conversa com Bial’, Preta relatou uma conversa especial que teve com seu pai, Gilberto Gil, enquanto estava internada. Durante essa troca, Gilberto ofereceu palavras de consolo que a marcaram profundamente: “Se estiver sendo muito difícil pra você e se for sua hora, aceite. Se estiver muito pesado pra você, vai, se deixa ir. É muito ruim viver com esse incômodo e lutando da forma que você tá lutando”.
Em uma entrevista à ‘GQ Brasil’, o músico refletiu sobre o diálogo que teve com a filha, mencionando suas influências filosóficas de tradições orientais e africanas, que o levam a crer que “tudo o que começa tem um fim”.
Ele disse: “Falei: ‘Minha filha, essas situações não permitem uma tranquilidade absoluta, mas valha-se de tudo que puder do ponto de vista físico, psíquico e espiritual. Isso vai ajudá-la a seguir em frente, a ir aonde a vida a levar’. Ela entendeu, mas a gente sente medo, evita pensar nesse fluxo permanente do eterno para dentro de si”.
Preta também destacou que as palavras de seu pai foram decisivas para que ela pudesse encontrar forças durante um período crítico, quando enfrentou uma infecção generalizada na UTI, após uma sessão de quimioterapia, o que colocou sua vida em risco.
(A Tarde)
Foto: Reprodução / Instagram