quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.833

PROJETO DA BRASKEM QUE INCENTIVA O EMPREENDEDORISMO FEMININO É REALIZADO EM CAMAÇARI

LUIZA SANTOS - 13/09/2024 14:10 - Atualizado 13/09/2024

Incentivar e qualificar mulheres para empreender e gerar renda. Com esse objetivo, o Empreendedoras Braskem chega a sua segunda edição na Bahia, agora para capacitar outras 50 mulheres de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O projeto iniciou as atividades no Horto Florestal de Camaçari no dia 27 de agosto e prossegue pelos próximos quatro meses.

Uma das participantes desta segunda edição é a administradora de empresas e microempreendedora Angélica Alves. “Minha expectativa é ampliar minha visão como empreendedora e adquirir conhecimento para que eu possa olhar de forma estratégica, do atendimento ao cliente à saúde financeira do negócio. Com isso, terei um impacto positivo na tomada de decisões”, afirma.

Angélica já planeja aplicar o conhecimento adquirido em seu trailer, onde comercializa caldo de cana e mel artesanal. “Minhas metas de curto prazo é aplicar as estratégias ensinadas para alavancar as vendas. E as metas de longo prazo é expandir, colocando em vários pontos comerciais da cidade, mas sendo pontos fixos e não trailer como atualmente”, planeja.

Outra participante do Empreendedoras Braskem é a estudante de Design Gráfico, Evellyn Figueiredo, que tem um pequeno negócio de sublimação e personalização de garrafas térmicas, canecas e azulejos. Com o curso ela busca melhorar a rentabilidade e expandir seu negócio. “Quero aprender a me comunicar melhor com os meus clientes e fazer a minha iniciativa dar certo”, deseja.

“Com o Empreendedoras Braskem buscamos oferecer às participantes as ferramentas necessárias para que possam criar ou desenvolver seus próprios negócios. Durante o projeto, elas aprendem na prática todas as etapas que envolvem a gestão de uma microempresa”, explica Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Na capacitação, ministrada pela Junior Achievement Bahia, são apresentados os conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa, envolvendo Recursos Humanos, Finanças, Produção, Marketing e Vendas. Ao todo, são 60 horas de aprendizagem em 20 encontros semanais, às terças e quintas-feiras, com turmas nos períodos da manhã e tarde. Durante as aulas práticas, as participantes são divididas em equipes e formam “empresas”. Assim, elas têm a possibilidade de criar seus próprios produtos, elaborando relatórios, calculando lucro e passando por toda a experiência de ter um empreendimento real.

O Empreendedoras Braskem iniciou sua primeira edição na Bahia no mês de maio deste ano, capacitando 50 mulheres de Simões Filho. A maioria das participantes são familiares de alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), unidade das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que acolhe mais de 900 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Esta primeira turma do projeto no estado será concluída ainda este mês com a formatura das empreendedoras.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.