Em sua terceira edição, a Bahia Golden Bee 2024 ocorrerá neste sábado, 14, das 8h às 17h, no município de Esplanada, no litoral norte baiano. O evento – que conta com o apoio do Bracell Social na realização – terá como foco o desenvolvimento da apicultura e da meliponicultura no estado. A ideia é promover a expansão de produtos e aprimorar a gestão e disciplinas relacionadas às atividades com foco na sustentabilidade desse mercado.
Os interessados em participar do evento podem se inscrever, gratuitamente, no site https://www.sympla.com.br/evento/bahia-golden-bee/2463265. Ao longo do dia, os interessados na produção de mel e na criação de abelhas poderão participar de oficinas, como a de apicultura inicial – passo a passo, comercialização de produtos das abelhas, produção de abelhas-rainhas, produção de cera, hidromel e melomel com água de coco.
Haverá ainda uma cozinha show do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Bahia (Sebrae), com atividades voltadas à produção de pães de mel e petit four à base de mel. O encontro – o maior do segmento no litoral norte baiano, com cerca de 700 profissionais – terá ainda uma palestra sobre “Empreendedorismo Feminino na Cadeia do Mel”.
Driele Coutinho, analista de Responsabilidade Social da Bracell, destaca que, ao apoiar o Bahia Golden Bee, a empresa mostra seu compromisso com o incentivo ao desenvolvimento da apicultura e da meliponicultura no território do Litoral Norte e Agreste da Bahia. “O projeto Polinizadores, desenvolvido pela empresa em parceria técnica com Ediney Magalhães, contribui para o fortalecimento de apicultores e meliponicultores do território, oferecendo cursos e formações que influenciam na geração de renda e no desenvolvimento da atividade nas comunidades. O projeto, inclusive, vem incentivado, especialmente, a participação feminina, principalmente na meliponicultora”, afirma.
Além da Bracell, o Bahia Golden Bee 2024 tem apoio do Governo do Estado, do Sebrae, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Sistema Faeb/Senar, da Prefeitura de Esplanada e do Empório Ajarquiba.
Foto: Acervo Bracell