Nos últimos cinco anos, o número de multas de trânsito aplicadas em Salvador aumentou cerca de 84%. Segundo reportagem do Jornal A Tarde, em 2023, a Transalvador emitiu cerca de 150 mil notificações a mais do que em 2019, representando um aumento de quase 30%. Em 2019, foram 499.988 multas aplicadas, sendo 315.042 capturadas em fotosensor e 184.946 manualmente através de smarphones dos guardas, anotação manual nos tradicionais blocos de papel ou com auxílio de câmeras de vigilância espalhadas pela cidade.
Já em 2023 o número total chegou a 652.668. Chama a atenção que os radares até multaram menos neste período, ‘apenas’ 312.040. Em compensação, os agentes foram mais ‘rigorosos’, visualizando 340.628 infrações de trânsito.
Esse aumento é corroborado pelo fato de que o número de radares da cidade permaneceu inalterado: 110 instalados em toda a Salvador. Também não houve troca no posicionamento dos equipamentos. Além disso, o aumento total de carros na cidade foi de apenas 8,8%, saindo de 1.013.570 para 1.103.340, aproximadamente 90 mil a mais. O crescimento das multas catapultou as receitas da Transalvador. Em 2023, ela previa arrecadar R$ 96 milhões, mas terminou o ano com R$ 136 milhões, R$ 40 milhões a mais. Já em 2019 o efeito foi contrário: previam R$ 128 milhões, mas embolsaram R$ 94 milhões.
Dos 110 radares instalados na capital baiana, aquele com maior número de infrações por excesso de velocidade flagradas é o posicionado na avenida Vasco da Gama, em frente ao HGE, no sentido Lucaia. Entre janeiro e julho de 2024, foram 8.231 notificações, representando quase uma de cada 20 multas aplicadas por equipamentos eletrônicos na cidade.
No local a velocidade máxima é de 60 km/h. Para instalar o equipamento por lá, a Transalvador argumentou que o local possui grande potencial de risco no trecho devido ao constante desrespeito por parte dos motoristas aos pedestres e também à sinalização existente, aliada a condutores que costumam trafegar acima da velocidade permitida.
Sobre a baixa contribuição do radar para reduzir o número de acidentes, a Transalvador justifica que “considera-se difícil a redução no número de acidentes verificados devido às características geométricas da Vasco da Gama, alternado trecho em nível com trechos em aclives e declives com trechos retos, intercalados com curvas suaves e longas, o que favorece com facilidade a pratica velocidade acima da velocidade regulamentar.”
Confira o número total de multas aplicadas por ano
Foto: Olga Leiria / Ag. A Tarde