O compromisso de manter a operação do corredor Minas-Bahia da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) até que se encontre um novo agente responsável ou solução alternativa para o trecho foi assumido no dia 04/09, pela VLI, que administra o modal, após reunião organizada pela FIEB com usuários da ferrovia e representantes do Governo do Estado.
A reunião convocada pelo presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, visou discutir a renovação da concessão da FCA com a importante participação do presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, além dos secretários estaduais da Casa Civil, Afonso Florence, e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, da diretora presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia – CTB, Ana Claudia Sousa, do vice-presidente da FIEB, Murilo Xavier, e representantes da SDE, Sedur e Seplan, Ferbasa, Dow, Magnesita, Deten, além da equipe técnica da Federação.
Na ocasião, Jorge Bastos afirmou que um estudo sobre a malha está sendo realizado pela Infra S.A., no sentido de embasar uma proposta de modernização da malha da FCA, com prioridade para os trechos não renovados.
Após a reunião, num encontro com o presidente da CNI, Ricardo Alban, e o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, o CEO da VLI, Fabio Marchiori, assegurou o atendimento do corredor Minas – Bahia da FCA até que um novo operador assuma a malha baiana.
Com 30 anos de duração, a concessão da FCA à VLI foi efetivada em 1996 e terminaria em 2026. No entanto, em 2015 a concessionária protocolou manifestação de interesse na prorrogação antecipada do contrato junto à ANTT. O corredor Minas-Bahia, porém, ficaria de fora da operação, o que poderia prejudicar o transporte de cargas de diversas empresas, especialmente da área química e de mineração.
A antecipação da renovação da concessão está em processo e voltará a ser discutida em audiência pública, que contará com reuniões presenciais em quatro capitais. A malha ferroviária concedida à FCA conta com 7.856,8 quilômetros de extensão, cruzando os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe, além do Distrito Federal. Além disso, tem distribuição pelos corredores Centro-Leste, Centro-Sudeste, Minas-Bahia e Minas-Rio. Assim, a FCA é considerada a maior malha ferroviária em extensão e alcance do Brasil.
Foto: Divulgação/FIEB