sábado, 12 de outubro de 2024
Euro 6.1819 Dólar 5.6537

FUP DIZ QUE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO EM CAMPOS TERRESTRES DA BAHIA SERÁ AMPLIADA PARA 33 MIL BARRIS POR DIA

LUIZA SANTOS - 10/09/2024 14:58 - Atualizado 10/09/2024

Numa reunião organizada pelo conselheiro do presidente Lula e coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues e a presidente da Petrobras Magda Chambriard oficializaram nesta segunda-feira (9/9), no edifício sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, uma série de acordos que deverão reinserir a Bahia nos principais projetos de desenvolvimento econômico e socioambiental da maior empresa do Brasil. O encontro contou também com a participação decisiva do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli e do ex-chefe de gabinete da presidência da Petrobras, Armando Trípodi, além das presenças dos deputados estaduais Rosemberg Pinto e Radiovaldo Costa (ambos do PT), da presidente do Sindipetro/Bahia, Elizabeth Sacramento e do secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida.

“Há uma série de oportunidades e demandas para a Petrobras na Bahia, que voltará a gerar emprego e renda para a população e receitas para o governo em diversas regiões do estado”, ressalta Bacelar. Entre as oportunidades, a retomada das atividades de exploração e produção petrolífera nos campos terrestres da Bahia vem sendo festejada por petroleiros e petroleiras. “A Petrobras decidiu solicitar a aceleração do processo de contratação das sondas e o governo da Bahia vai ajudar, criando a infraestrutura necessária para o desenvolvimento dos projetos”, destacou o sindicalista.

Segundo Bacelar, a Petrobras na Bahia opera 28 campos terrestres que produzem cerca de 12.000 barris por dia de óleo e 600 mil metros cúbicos por dia de gás natural. Já o campo marítimo de Manati produzia 1,8 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, mas está fechado há quatro meses.

“A empresa anunciou que vai perfurar 90 poços em quatro anos, com investimento de US$ 180 milhões. Com este investimento a previsão é de que a produção de óleo chegue a 33 mil barris por dia até 2030”, destaca Bacelar.

A Petrobras está com um processo de licitação de três sondas de perfuração e de 21 sondas de produção terrestre (SPTs), sendo que nove delas serão novas. Essas sondas vão gerar cerca de 700 empregos diretos e cerca de 1000 indiretos, principalmente no interior do estado”, diz ainda o conselheiro do presidente Lula.

Foto: Eudes Benício/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.