sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

MÉDICOS TERÃO QUE DECLARAR VÍNCULOS COM FARMACÊUTICAS E EMPRESAS

João Paulo - 09/09/2024 06:58 - Atualizado 09/09/2024

A partir de março de 2025, todos os médicos do Brasil vão ter que divulgar se têm algum tipo de vínculo com empresas da área de saúde. É o que determina uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgada este mês, que estabelece limites nas relações entre médicos e indústrias farmacêuticas, de insumos e equipamentos médicos.

As novas regras determinam que todos os médicos que possuam qualquer tipo de vínculo devem informá-lo na plataforma virtual do Conselho Regional de Medicina (CRM) em que estão registrados. No leque de parcerias estão desde contratos formais de trabalho até consultorias, participação em pesquisas, atuação como palestrantes remunerados, os chamados speakers, ou até mesmo entrevistas e presença em eventos públicos.

Para o presidente do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), Otávio Marambaia, a resolução formaliza diversos pareceres já previstos no Código de Ética Médica. “A proibição de relações de comprometimento prescricional e indicação de materiais, como órteses e próteses, já existia. O que a resolução vem estabelecer é que o profissional precisa declarar sua relação com a indústria e tornar público se há conflitos de interesse ao tornar pública qualquer indicação em palestras, por exemplo”.

Foto: Marcelo Leal / Unsplash

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.