O candidato a prefeito Geraldo Júnior (MDB) garantiu, no início da tarde desta sexta-feira (6), que, caso eleito, criará a primeira Escola Municipal de Educação Física de Salvador. O anúncio foi feito durante um encontro realizado com atletas, profissionais e amadores, praticantes e admiradores de esportes no Comitê Central da Campanha, na Avenida ACM. Mais de 30 dirigentes de federações e entidades esportivas também estiveram no ato.
“Nós vamos implantar a primeira Escola Municipal de Educação Física de Salvador”, assegurou Geraldo, diante de cerca de mil esportistas presentes, que reforçaram o potencial transformador do esporte, principalmente na vida de crianças e adolescentes.
A participação do executivo municipal na implantação de políticas públicas que estimulem e promovam o acesso e a prática regular de esportes foi abordada pelo candidato a prefeito do MDB, que já atuou como secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer de Salvador.
Geraldo reforçou ainda os benefícios da prática de esportes em todas as fases da vida, mas principalmente no período de formação do cidadão. “Inserir o esporte na vida das nossas crianças e adolescentes é uma iniciativa que vai muito além do incentivo à saúde. Disciplina, atenção, valores como respeito e tolerância, trabalho em equipe, tudo isso você aprende quando inicia uma prática esportiva. E é justamente esse potencial transformador que nós queremos que chegue na vida dos nossos jovens. O esporte como forma de inclusão e participação na vida das pessoas. Sabe quem garantiu isso pra gente? E aí eu vou pedir uma salva de palmas pra ele, o nosso presidente, Luiz Inácio Lula da Silva”, disse.
Candidata a vice-prefeita da coligação “Salvador Pra Toda Gente”, Fabya Reis (PT), também destacou o papel social da prática esportiva, ajudando a manter os jovens longe da violência.
“Implantar uma escola municipal especializada em educação física vai permitir oferecer diversas modalidades esportivas em um só lugar, estimulando o interesse da criança desde cedo, além de facilitar a identificação de talentos ainda na primeira infância”, explicou, apontando que, dentre as modalidades que serão oferecidas na escola especializada, estão vôlei, basquete, futebol, natação e atletismo.
Também participaram do encontro o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, e o diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto.
Fotos: Ulisses Dumas/ Divulgação