O Vice-almirante Antônio Carlos Cambra, comandante do 2º Distrito Naval, foi condecorado na manhã desta quarta-feira (4) com o Título de Cidadão Soteropolitano em uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Salvador. A honraria, uma das mais altas concedidas pelo legislativo municipal, foi proposta pelo vereador Téo Senna (PSDB) e celebrou a notável trajetória de Cambra, que tem desempenhado um papel essencial na defesa e no desenvolvimento da capital baiana desde que assumiu o comando de uma das mais importantes unidades da Marinha do Brasil.
Durante seu discurso, o vereador Téo Senna destacou a importância da liderança de Cambra para a cidade e a região. “O Vice-almirante Cambra, com seu espírito de liderança e dedicação ao serviço público, tem sido um exemplo para todos nós. Salvador tem a honra de recebê-lo como um de seus cidadãos, e tenho certeza de que, sob sua liderança, o 2º Distrito Naval continuará a fazer grandes contribuições para nossa segurança e bem-estar”, afirmou o parlamentar.
O Vice-almirante, por sua vez, demonstrou-se feliz e honrado pela homenagem. “Ao lado do meu amigo, vereador Téo Senna, recebo com grande honra o título de Cidadão Soteropolitano e a Medalha Thomé de Souza. Este é um dia muito especial na minha vida. Gostaria de expressar, de forma sincera, a minha satisfação e orgulho de, como cidadão baiano, tornar-me agora cidadão de Salvador. Esta cidade com sua rica história e importância para o nosso país sempre ocupou um lugar especial no meu coração”, destacou Cambra.
O homenageado destacou a honra de receber o título, expressando orgulho por sua nova conexão com Salvador. “Servi à Marinha com dedicação e amor à pátria e sei que Salvador, por sua localização estratégica, foi e continua sendo vital para as nossas forças armadas. Receber este reconhecimento é um marco na minha trajetória, e reforça o compromisso que tenho com o Brasil, com a Bahia e agora, com Salvador. Essa honraria simboliza o laço ainda mais forte que agora tenho com essa linda cidade, a primeira capital do Brasil”, enalteceu.
O vereador também destacou a relação de Cambra com a cidade e o compromisso do homenageado com a população: “O Vice-almirante Cambra não é apenas um líder militar excepcional, mas também um cidadão que se integrou profundamente à nossa cidade. Sua atuação vai além das questões de defesa, ele está diretamente envolvido em iniciativas sociais que beneficiam a nossa população”, destacou Senna.
Além do título de Cidadão Soteropolitano, Cambra também foi condecorado com a Medalha Thomé de Souza. A cerimônia foi abrilhantada pela Banda de Música da Marinha, que proporcionou momentos de emoção ao público presente.
Mesa – Além do vereador Téo Senna e do homenageado, fizeram parte da mesa o comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão André Luiz Ribeiro; o presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), desembargador Baltazar Miranda, representando a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Cyntia Maria Resende; o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joaci Goés; o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Antônio Gobbo; o presidente da Tribuna da Bahia, Walter Pinheiro; o presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Paulo Cavalcanti; e o vice-presidente da Tribuna da Bahia, Marcelo Sacramento.
Compuseram a mesa extensora o coronel da PM Magnavita, representando o comandante geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Paulo Coutinho; a tenente coronel Amanda, representando o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Adson Marchesini; o tenente coronel Januzzi, representando a Base Aérea de Salvador; e o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Isac Miranda.
Foto: Reginaldo Ipê