O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, destacou que o crescimento de 1,4% do PIB brasileiro no 2º trimestre de 2024 coloca o país como o terceiro com maior crescimento econômico entre as nações do G20, ficando atrás apenas da Indonésia, com 3,8%, e da Índia, com 1,9%.
Segundo dados divulgados nesta terça-feira (3) pelo IBGE, o resultado foi impulsionado pela indústria, que cresceu 1,8%, e pelo setor de serviços, que teve um aumento de 1%.
“São três boas notícias”, disse Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. “Primeiro, o crescimento do PIB, superando as expectativas do mercado, que previa 0,9%, mas atingiu 1,4% no segundo trimestre. Segundo, fomos o terceiro maior crescimento entre todos os países do G20. E, por último, a qualidade desse crescimento, com a indústria crescendo 1,8% e os investimentos subindo 2,1%. É uma ótima notícia para o Brasil e os brasileiros”, afirmou.
Este é o 12º trimestre consecutivo de resultados positivos para o PIB e o melhor desempenho trimestral desde 2020. Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 2,9 trilhões.
Confira os resultados do PIB dos países do G20 no segundo trimestre de 2024:
Foto: Geraldo Alckmin (Foto: João Risi/Audiovisual PR)