Em ação articulada pelo Escritório de Cooperação Internacional de Salvador, o corpo diplomático da Polônia nomeou a primeira Cônsul Honorária da República da Polônia da capital, Rita Grodkza. O ato contou com a presença da vice-prefeita, Ana Paula Matos e da Cônsul Geral da República da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska.
A coordenadora do ECI, Nathália Peixoto, afirmou que a nomeação é uma demonstração da importância dos laços globais e da colaboração para fortalecer a cooperação internacional entre Salvador e a Polônia. “Ao longo dos próximos meses, iremos explorar diversas temáticas que irão beneficiar ambos os territórios, em áreas como tecnologia da informação e de infraestrutura, cultura, turismo e gastronomia, impulsionando cada vez mais o intercâmbio cultural e de conhecimento entre as duas localidades”, disse.
A nova Cônsul destacou que a relação da Polônia e Salvador é histórica. “Recentemente foi descoberto que o mercado modelo e ladeira da montanha foram projetados por um polonês. Existe uma ligação de alma, de coração entre os poloneses e os soteropolitanos. A Polônia e Salvador são muito próximos, acredito que podemos construir muito juntos, trazendo revelações e novas produções. A ideia é trazer a gastronomia polonesa para que os baianos possam conhecer, a história da Polônia e um pouco mais do povo polonês”, afirmou Rita Grodkza.
Foto: Adam Vidal