O Hospital das Clínicas, em Salvador, está disponibilizando um ambulatório especializado para atender mulheres diagnosticadas com disfunções sexuais, que podem não estar relacionadas a doenças subjacentes.
As pacientes têm acesso a um tratamento multidisciplinar que inclui atendimento médico, educação sexual, apoio psicológico e fisioterapia, conforme a necessidade. O tratamento também pode envolver o uso de medicamentos, incluindo a terapia hormonal.
Para acessar o serviço, é necessário que a solicitação seja feita na Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima. O pedido é então encaminhado pelo sistema integrado do Sistema Único de Saúde (SUS) para o ambulatório feminino, que oferece 40 vagas mensais. Além do atendimento clínico, as pacientes também recebem suporte psicológico.
Entre as causas comuns de disfunções sexuais estão estresse, consumo de drogas, álcool e tabaco, prática de atividades como andar de bicicleta, ou fatores que impactam o relacionamento. Essas condições podem resultar em baixa libido, dor durante a relação sexual, e contrações musculares involuntárias dolorosas ao redor da vagina (vaginismo).
Foto: Ascom Hupes/Ebserh/Ufba