A campanha Setembro Amarelo oportuniza o fortalecimento de informações, visibilidade e uma atenção aprofundada para o cuidado com a saúde mental, essencial para manter qualidade de vida. Neste sentido, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou uma programação centrada em alertar e conscientizar a população de Salvador sobre a importância do tema.
As atividades estão programadas nas unidades e equipamentos de saúde mental, envolvendo usuários, familiares e também os profissionais que atuam na rede de Atenção Primária. As atividades também envolvem caminhadas e outras atividades extramuros durante todo este mês.
Acesso ao serviço na rede – Através da Rede de Atenção Psicossocial no município, o suporte aos pacientes acontece o ano inteiro. Para ter acesso ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps), o usuário deve procurar uma unidade básica de saúde mais próxima da residência para acompanhamento preventivo, uma vez que a atenção primária é a porta de entrada prioritária do Sistema Único de Saúde, ou ir diretamente a um Caps.
A rede municipal conta com 20 Caps e três Centros de Saúde Mental (ambulatório especializado). Para casos de emergências, Salvador possui um Pronto-Atendimento Psiquiátrico que funciona 24h no 5° Centro de Saúde Clementino Fraga, no Vale dos Barris, e duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com atendimento psiquiátrico 24h: Santo Antônio/Cidade Baixa e Valéria. Após alta do atendimento de emergência, considerando a demanda de continuidade no atendimento assistencial, a pessoa pode ser encaminhada ao Caps mais próximo de onde reside.
Programação Setembro Amarelo:
Atividade: “Saúde em Foco”, que visa trabalhar a temática junto aos usuários da unidade através de palestras, trechos de filmes e músicas.
Atividade: “O que significa o Setembro Amarelo para você?” visa estimular a livre produção (palavras ou artes) e a participação dos usuários sobre os seus próprios afetos e entendimentos, com a utilização de materiais para produzir itens para a decoração dos ambientes. Participam da ação usuários dos serviços participantes das oficinas propostas.
Atividade: Oficina de Cinema com o filme “As vantagens de ser invisível”, às 9h, que pretende tratar o tema do suicídio junto a usuários e familiares do serviço.
Abertura das atividades do mês Setembro Amarelo com aula de zumba e café da manhã para o público em geral, com o objetivo de estimular as atividades físicas e a dança em grupo como medida terapêutica, além do incentivo às interações interpessoais.
Atividade: “Valorização da Vida”, com sala de espera e grupo sobre o tema, voltado para pacientes do Rubin de Pinho e da Farmácia.
Atividade: “Música em cartaz”, com projeção de vídeo com letra e áudio da música escolhida para trabalhar o tema Setembro Amarelo, permitindo espaço para arte e para a sonoridade como forma terapêutica, utilizando a música como instrumento psicopedagógico junto a usuários e acompanhantes.
Atividade: Oficina de redução de danos que visa discutir o tema e oferecer informações sobre o Setembro Amarelo para usuários e familiares.
Atividade: “Grupo de artesanato e Pintura”, com confecção de pinturas em telas, cartazes, faixas em alusão ao Setembro Amarelo pelos usuários do Caps II Liberdade.
Atividade: “Como está a sua saúde mental?”, com atividades dinâmicas em salas de espera nas UBS e USFs do território em conjunto com os agentes comunitários de saúde, e rodas de conversa sobre o que vem a ser e como podemos prevenir o adoecimento mental, voltadas para usuários e profissionais.
Atividade: “Práticas Integrativas no cuidado com a saúde mental”, que envolve roda de conversa sobre o tema Saúde Mental, técnicas de alongamento, e de relaxamento e estímulo ao autocuidado com sessões de auriculoterapia. Podem participar todos os usuários que se interessarem e extensivo aos principais cuidadores.
Atividade: “Oficina da Horta”, com produção de sementes de girassol e confecção de cartões pelos usuários e comunidade em alusão ao tema do Setembro Amarelo para serem distribuídas na caminhada pela região.
Atividade: “Grupo de Bom Dia”, com roda de conversa sobre Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio para usuários e familiares.
Atividade: “De olho nos sintomas”, com roda de conversa, escuta dos usuários e abordagem sobre sinais suicidas, além de construção de um painel pelos assistidos da unidade.
Atividade: “O que é um Caps?”, realização de atividades dinâmicas sobre o que é e para quem se destinam os Caps e quando buscar ajuda para o equilíbrio da saúde mental, voltadas para todo o público presente nas UBS e USFs do Distrito Sanitário Itapagipe, e nas salas de espera do Caps para os usuários.
Atividade: “Caminhada da Semana Integra Caps”, com saída do Caps Oswaldo Camargo ao deck da Praia da Paciência para exercícios de alongamento, meditação e relaxamento, visando promover saúde e ampliação de repertório social no território, valorização da vida e do bem-estar individual e coletivo.
Atividade: “Caminhada Setembro Amarelo”, a ser realizada com usuários e comunidade nas ruas do entorno do serviço, no IAPI, apresentando a produção dos grupos da horta, artesanato e pintura, com o objetivo de falar sobre o Setembro Amarelo.
Atividade: “Grupo Divirta-se e Capoeira”, para proporcionar aos usuários atividade lúdico-terapêutica através da expressão do grupo da capoeira, no Parque da Cidade, no Itaigara.
Atividade: “Sarau e Coral das alunas do Colégio Edvaldo Brandão”, com o objetivo de integrar os usuários do serviço e familiares com a comunidade, e oferecer acesso à cultura e entretenimento, promovendo saúde mental como fator protetivo de prevenção ao suicídio.
Atividade: Sarau artístico “A vida é boa com você”, que visa reafirmar as conexões afetivas e sociais como elementos de fortalecimento e reabilitação psicossocial. Nessa data, serão realizadas ações artísticas e expressivas como estratégia de autocuidado para usuários, familiares e comunidade.
Atividade: Caminhada pela vida com usuários da unidade e familiares, no trecho de orla entre Jaguaribe e Piatã, para promover a conscientização e o apoio em relação às questões de saúde mental e prevenção ao suicídio. Busca também celebrar a vida, conscientizar sobre a Saúde Mental, reduzir o estigma, oferecer apoio e solidariedade, promover recursos e prevenção.
Atividade: “Roda de conversa” com usuários e familiares para trabalhar a temática da prevenção ao suicídio junto com a equipe de psicólogos através de uma oficina verbal.
Atividade: “Sarau Setembro Amarelo”, com apresentação de manifestações artísticas e culturais por usuários, profissionais e convidados da unidade, com o tema principal Valorização da Vida, para usuários do serviço, profissionais e convidados.
Atividade: “Sextouuuuuu” – Karaokê itinerante a ser realizado no CSM Aristides Novis em alusão ao Setembro Amarelo, que será realizado pelo Caps Ad Pernambués e CSM Aristides Novis, para possibilitar momento de reflexão sobre a vida, através da música.
– Segunda, quarta, quinta e sexta (manhã/tarde): Ação de intensificação da informação sobre prevenção ao suicídio nos grupos e oficinas da unidade junto aos usuários, familiares e profissionais.
– Durante o mês: Qualificação dos profissionais da unidade acerca do manejo na crise suicida e temas afins.
-Durante o mês: Distribuição de panfletos e cartazes informativos para usuários e familiares.
Atividade: “Cinema Amarelo” – Sessão de cinema com usuários e familiares (momentos diferenciados entre ambos os grupos) com proposta de discussão sobre a temática da promoção da saúde mental e do autocuidado.
Atividade: abordagem do tema nos Grupos de Referência para trazer o tema de valorização da vida, através de dinâmicas de grupo, aos usuários e familiares do serviço.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS