segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.0976 Dólar 5.8319

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: NEGATIVA FAMILIAR CHEGA A 60% NA BAHIA

Hugo Leite - 02/09/2024 18:25

A maioria das famílias baianas ainda não é adepta da doação de órgãos: o número de recusa chega a 60%. Segundo informações divulgadas pelo Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), nesta segunda-feira (2), a lista de espera soma mais de 3 mil pacientes que aguardam por um transplante de rim, fígado e córneas, dentre outros.

Este ano, de janeiro a julho, a Bahia realizou 593 captações entre órgãos e tecidos (córneas), o que representou um crescimento de 24% quando comparado ao mesmo período de 2023 (479). No entanto, houve um aumento considerável de pacientes na lista de espera por um novo órgão de um ano para o outro. Saiu de 2. 930 para 3.436 pacientes. Destes, 1.878 aguardam por um rim.

“Buscamos sensibilizar a população ressaltando que esse gesto salva vidas”, salienta Regina Vasconcelos, coordenadora da Central de Transplantes da Bahia, que é vinculada à Secretaria de Saúde do Estado. Ela acrescenta que “Um sim, além de salvar vidas, ele proporciona qualidade de vida para as pessoas”, disse.

No estado, são realizados transplantes de fígado (Hospital São Rafael e Hospital Português), rim (Hospital Ana Nery, Roberto Santos, Português, Aliança, Cárdio Pulmonar, além de unidades em Vitória da Conquista e Feira de Santana), transplante de córnea é realizado no Hospital das Clínicas, Ipoc, além do interior: Feira de Santana e Vitória da Conquista, dentre outros.

Foto: Carol Garcia/GOVBA.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.