Com a finalidade de fornecer dados precisos precisos sobre a localização e a intensidade de uma ocorrência, a Refinaria de Mataripe, sob a gestão da Acelen, lançou um aplicativo de ronda ambiental. A iniciativa integra sete sistemas de vistoria da companhia em uma única tecnologia.
Daniel Rocha, gerente de Meio Ambiente da Acelen, explica que em tempo real, o técnico ambiental consegue fotografar um possível risco na área industrial, notificar as partes responsáveis e gerar protocolo de acompanhamento, com participação das pessoas diretamente envolvidas na tomada de decisão.
“Sustentabilidade, digitalização e aceleração são características diretamente ligadas à nossa marca. Desde que foi implantado, há 8 meses, a solução já permitiu à empresa atingir um ganho estimado de 75% de redução do tempo destinado à ronda ambiental, refletindo em ganhos tanto financeiros quanto no tempo de tomada de ações internas., comenta o executivo.
O aplicativo é uma das iniciativas mapeadas no MonitorAcelen, um dos oito programas de transformação digital que monitoram o dia a dia da refinaria. Construído a partir de metodologias ágeis, o aplicativo fica hospedado em um PDA (Personal Digital Assistants), espécie de computador de mão. Além disso, funciona via GPS, garantindo mais segurança no envio das mensagens, já que não depende de conexão.
Celso Ferreira, vice-presidente de Operações da Acelen destaca a importância do aplicativo na prevenção e melhores práticas. “Não seria diferente na proteção ambiental, em que o intervalo entre a identificação e as ações é essencial para garantir o menor impacto. Parabenizo todo o time da Acelen que criou um método eficiente que coloca em um patamar ainda mais elevado o nosso cuidado com o meio ambiente. ESG na veia é o DNA da Acelen”, conclui o executivo.
Foto: Divulgação/Acelen.