O agronegócio é uma das principais atividades econômicas do Brasil e cada vez mais há uma preocupação com a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. Com a cultura do algodão não é diferente. Dessa forma, a busca por soluções mais sustentáveis para o negócio é um dos principais temas do 14º Congresso Brasileiro do Algodão, que acontece de 3 a 5 de setembro em Fortaleza-CE.
Um dos destaques do evento é a Fertsan, empresa brasileira de inovação em insumos agrícolas voltados para um manejo mais sustentável no agronegócio, que vai apresentar o resultado de trabalhos científicos de novas tecnologias relacionadas à cultura do algodão, uma das mais importantes do agronegócio brasileiro.
Os especialistas da empresa vão expor a avaliação da utilização do produto FT COTTON, um fisioativador constituído de biopolímeros naturais de origem marinha associados a nanotecnologia. Os resultados que serão apresentados comprovam que esse produto representa uma importante inovação tecnológica que utiliza insumos de fontes naturais, atóxicos e biodegradáveis que visa contribuir com maiores produtividades de forma sustentável para a cotonicultura brasileira.
Além disso, a Fertsan é apoiadora do Projeto Algodão do Ceará, que será lançado durante o Congresso. O lançamento, marcado para o dia 4 de setembro, às 07h30, contará com a presença de Salmito Filho, Secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, além de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Sebrae, Embrapa e Sistema FAEC/Senar, o engenheiro agrônomo e consultor da Fertsan Gustavo Floss, o consultor agrícola Milton Ide e o engenheiro agrônomo José João da Sustent+ Agro.
O objetivo do Projeto é apresentar um programa de apoio à agricultura do algodão. “O Ceará já foi um grande produtor de algodão, antes das grandes pragas, tanto que temos uma indústria têxtil hoje muito forte aqui no estado. E estamos muito felizes de apoiar esse projeto de retomada da produção dos algodoeiros aqui na região” – revela Luiz Eugenio Pontes, sócio e diretor da Fertsan.
Foto: Freepik.