A Prefeitura de Salvador, por meio do programa Agente do Empreendedorismo, realizou na terça-feira (27) a oficina “Sal Temperado”, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na Avenida San Martin. O objetivo da atividade foi proporcionar um bate-papo sobre planejamento estratégico e precificação para a venda de sal temperado, abordando desde a análise de mercado até a definição de objetivos e estratégias para o negócio.
A ação, fruto de uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), junto com o Parque Social, foi voltada para empreendedores, potenciais empreendedores e pessoas assistidas pelo Cras. Uma das agentes de Empreendedorismo do Parque Social, Bruna Gomes, detalhou as etapas discutidas no encontro.
“Passamos por fases simples e eficientes, desde a análise de mercado até a definição de objetivos, estratégias, plano de ação e avaliação dos resultados. Nosso objetivo é fomentar a cultura do empreendedorismo, explicando como empreender com baixo custo e colocar preço nos produtos”, declarou.
Estímulo ao empreendedorismo – Supervisora do programa no Parque Social, Daiane Souza enfatizou que a ação visa fomentar o empreendedorismo nas comunidades. “Atuamos tanto com quem tem uma ideia de negócio e não sabe por onde começar ou quais ferramentas usar, quanto com empreendedores que já têm um negócio, mas precisam de suporte para melhorá-lo”, explicou.
“Nessa oficina de temperos naturais, falamos sobre os benefícios para a saúde e como essa atividade pode ser uma forma rentável de gerar renda e empreender. Também abordamos o planejamento estratégico, explicando o modelo de negócio, como precificar os produtos e temas como marketing, técnicas de venda e qualidade no atendimento ao cliente, de acordo com as necessidades de cada empreendedor. Como é uma oficina de baixo custo, acreditamos que qualquer pessoa pode começar a vender a partir da própria cozinha, gerando renda, que é o foco da atividade”, acrescentou.
Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS