domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.079 Dólar 5.8319

ENCONTRO DA ACB DISCUTE PARTICIPAÇÃO DA COMUNICAÇÃO NA ECONOMIA BAIANA

João Paulo - 29/08/2024 08:40 - Atualizado 29/08/2024

“O impacto da mídia na economia baiana” foi tema de mais uma edição da série Diálogos que Transformam, realizado na manhã desta quarta-feira (28 de agosto), no Bistrot Trapiche Adega, no bairro do Comércio, em Salvador. A iniciativa da Associação Comercial da Bahia (ACB) contou com apresentações de Renato Tourinho, executivo do Grupo Empresarial Bons Negócios, Ricardo Luzbel, sócio do Bahia Notícias, BP Money e Antena 1 Salvador, e Lucas Reis, presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP).

Além de elogiar a iniciativa de propor transformações a partir do diálogo, o dirigente da ABMP apresentou dados sobre a participação da comunicação na economia e destacou a importância de se produzir espaços de debate e discussão sobre as novas formas de comunicação. “Esse encontro contribui para todo o esforço do presidente Paulo Cavalcanti de, através do diálogo, gerar transformações na sociedade. Hoje, a gente discutiu como a mídia pode influenciar isso, seja colocando pautas positivas, seja identificando o comportamento das pessoas pra que a gente possa mudar hábitos”, complementou Lucas Reis.

Renato Tourinho também destacou a urgência do tema e disse que o desempenho e papel da imprensa é crucial para a construção da imagem de um Estado, pois influencia a percepção pública tanto interna quanto externamente. “Ao destacar conquistas, valores e aspectos culturais positivos, a mídia ajuda a fortalecer a identidade nacional e atrair investimentos e turismo. Além disso, uma cobertura positiva pode melhorar a reputação internacional de um país, facilitando relações diplomáticas e comerciais. A confiança da população também pode ser reforçada, promovendo a coesão social e o orgulho cívico”, frisou o empresário.

Já Ricardo Luzbel, que também é vice-presidente da ACB, acrescentou que “este é um tema de que há muito tem que ser discutido, por se tratar de uma polêmica muito grande em torno do assunto”. “Quem apresenta a Bahia para fora do estado não é o jornal do meio-dia da TV. São os veículos digitais, são as plataformas de nicho”, pontuou Luzbel.

Como explicou o presidente da ACB, Paulo Cavalcanti, que mediou o encontro, a ideia do projeto Diálogos que Transformam é estimular a participação democrática da classe empresarial e da sociedade civil organizada nos necessários debates que possibilitem as transformações que a Bahia e os baianos precisam e merecem.

“Convidamos associações e federações representativas da classe empresarial e da sociedade civil organizada, além de instituições públicas, para juntos buscarmos soluções inovadoras e efetivas. Já debatemos os impactos do diesel e da segurança pública na economia da Bahia, e seguiremos com outros temas estruturantes, sempre buscando contribuições propositivas para elevar a Bahia a uma merecida posição de destaque no cenário nacional”, pontua Cavalcanti.

 

Fotos: Victoria Cardozo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.