Em Itororó, 941 estudantes já contam com uma estrutura atualizada para o desenvolvimento das atividades educacionais. É que o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, nesta quarta-feira (28), o Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Médio Sudoeste Eurides Evangelista Pinto, construída por meio da parceria entre a Secretaria da Educação (SEC) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Esta é a 57ª instituição entregue na atual gestão estadual.
“Fico muito alegre em estar aqui fazendo uma entrega como esta, mostrando que o Brasil tem jeito. E o Brasil tem jeito só pela educação. Teve comida, teve emprego, teve oportunidade de estudar, com certeza o país se desenvolve. Então entregar uma escola como esta, com esse porte, com bons professores, com programas de conteúdo, é uma alegria”, garantiu o governador.
A nova unidade de ensino conta com 24 salas de aula, cinco laboratórios, espaço multiuso, biblioteca, restaurante e teatro. Para a prática de esportes, os estudantes têm a disposição uma piscina semiolímpica e uma quadra poliesportiva coberta. Foram investidos R$ 30,4 milhões, entre obras, equipamentos e mobiliário.
Além do Ensino Médio regular, no Cetep Médio Sudoeste são oferecidos cursos profissionalizantes em Administração, Agroindústria, Agroecologia, Análise Clínica, Enfermagem, Informática, Nutrição, Recursos Humanos, Serviço Jurídico e Zootecnia.
“Aqui é uma escola exclusiva de educação profissional e tecnológica, que dialoga com o arranjo produtivo do território. Um equipamento para que a gente possa, cada vez mais, construir a educação que a gente acredita, que a gente defende, que os nossos jovens e que a população da Bahia precisa”, concluiu a secretária da Educação, Rowenna Brito, destacando os investimentos que têm sido feito na Bahia para ampliar a permanência dos estudantes nas escolas.
foto: Joá SOUZA/GOVBA