A 11ª edição do Flicafé, Movimento Literário no Shopping Itaigara, será realizada nesta sexta (30) e sábado (31), das 15h às 19h, e conta com uma programação cultural diversa, que inclui lançamento de livros, contação de histórias com autoras, acolhimento infantil, sarau com microfone aberto, além da participação de Arthur Gabriel, personagem do livro “O Cabelo de Arthur”, que aborda temas como racismo estrutural e traz uma escrita antirracista. O evento, realizado no 2º piso do empreendimento, é gratuito e tem o objetivo de incentivar a leitura e democratizar o acesso aos livros. O projeto colaborativo é uma realização do Clube da Lu Raiz Livraria e Confraria de Autoras de Literatura Infantojuvenil da Bahia – Confralib, e conta com o apoio da Loja Café Fofoca e Arte e da Lanchonete Bang Bang.
“Todos os meses, o Flicafé apresenta uma programação cultural diversa, mas neste teremos também a presença do personagem principal de um dos livros que será apresentado na contação de histórias. Dois dias de mergulho na literatura infantil, com uma grade especial, em um espaço de acolhimento, integração e que desperta o olhar para a educação e a arte”, destacou Luciana Coelho, gerente de Marketing do Shopping Itaigara.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Sexta, dia 30 de agosto
15h:Tarde com a autora Katiana Rigaud: leitura interativa e acolhimento infantil;
17h:Apresentação de Amparo Assunção, autora dos sucessos “Pra Você” e
“Misturinha”, falando do lançamento “Escrevivências”, mediada por Simone Caetano;
18h: Sarau poético – microfone aberto com Carolina Miranda;
Sábado, dia 31 de agosto
14h:Tarde com as autoras Cláudia Santana, Herlani Moore, Patrícia Silva e Síntia de Aquino: contação de histórias e acolhimento infantil. Presença de Arthur, personagem do livro “O Cabelo de Arthur”;
16h: Apresentação de Sueli de Cássia e seus livros “Alvinho, o Gatinho” e
“Fragmentos”;
16h30:Apresentação de Alda Resende e a sua poesia através da sua arte
de fotografar os pássaros;
17h: Vinny Sax;
18h: Sarau poético microfone aberto com Katiana Rigaud;
“O cabelo de Arthur”
O livro é sobre uma história verídica e narra um diálogo de Arthur que, aos quatro anos, teve seu cabelo cortado com máquina zero e pediu para que deixasse o cabelo crescer, pois era o único menino “carequinha” da turma. Uma história potente que aborda temas como o racismo estrutural, reforça quando se diz que a criança não sabe o que é preconceito racial e transmite uma escrita antirracista.
Arthur Gabriel Aquino tem 9 anos e gosta de arte. Faz aula de teatro, dança e canto, mas apaixonou-se pela escrita, como também pela ilustração das suas inspirações. Lançou o seu primeiro conto, intitulado de “Bogo, o cavalo-marinho cuidador dos mares”. A narrativa são memórias de suas férias em família na praia de Arembepe. Uma história encantadora, pois é o “desenho animado” que ele retrata através de sua escrita.
Haverá exposição e comercialização de livros nos dois dias, durante todo o horário de funcionamento do shopping.
Serviço:
O quê: 11ª edição do Flicafé
Quando: Sexta-feira (30) e sábado (31), das 15 às 19h
Onde: Shopping Itaigara, 2º piso (próximo à loja Café Fofoca e Arte)
Foto: Arthur Gabriel/ arquivo pessoal