O governo baiano divulgou nesta quarta-feira (28), o lançamento do Programa Bahia de Integridade Pública (PIP/BA), previsto para a acontecer na próxima sexta-feira (30), às 9 horas, por meio da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), A solenidade será no Auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A iniciativa reúne ações voltadas à prevenção, à detecção e à punição para comportamentos antiéticos, fraudes e outros desvios de conduta.
Coordenado pela Auditoria Geral do Estado (AGE), o PIP/BA será implantado em unidades da administração direta e indireta, a partir da adesão voluntária de cada órgão ou entidade. Durante o evento, o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, assinará a portaria que institui o Programa Bahia de Integridade Pública.
O auditor Geral do Estado, Luís Augusto Rocha, fará uma apresentação abordando o conceito de Integridade Pública e explicando as diretrizes do Programa. Haverá ainda palestra da secretária de Integridade Pública da Controladoria Geral da União, Izabela Moreira Correa, sobre o tema “Promovendo a Integridade Pública: a Experiência do Governo FederalD
De acordo com a pasta, o Programa Bahia de Integridade Pública tem caráter preventivo e deve ser capaz de identificar e corrigir possíveis práticas contrárias aos valores e princípios éticos e legais. Além disso, deve responsabilizar os autores e corrigir essas falhas de maneira rápida e eficaz, a fim de evitar que as mesmas transgressões ocorram novamente.
Foto: Matheus Lens