quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.833

RELATÓRIO APONTA TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO DE INVESTIMENTO EM VOLUNTARIADO CORPORATIVO

Hugo Leite - 27/08/2024 16:51 - Atualizado 27/08/2024

O Dia do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto no Brasil, destaca o impacto transformador das ações voluntárias na sociedade. O aumento do voluntariado no país é confirmado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua 2022, do IBGE, que aponta mais de 7,3 milhões de brasileiros envolvidos em algum tipo de trabalho voluntário, representando um crescimento significativo em comparação aos 6,5 milhões de 2016.

O conceito de voluntariado tem evoluído ao longo dos anos, expandindo-se para além das doações em datas comemorativas ou intervenções pontuais em organizações, para ganhar mais relevância no ambiente corporativo. O voluntariado empresarial surge como uma estratégia eficaz para as companhias fortalecerem seu compromisso com a responsabilidade social, beneficiando tanto a sociedade quanto o desenvolvimento de seus colaboradores.

Embora o último relatório da Rede BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo) registre uma queda de 6,1% no investimento social corporativo em 2022, totalizando R$ 4,026 bilhões, o modelo pro-bono, em que profissionais doam seu tempo e expertise para causas sociais, tem mostrado crescimento. Em 2022, foram investidos R$ 16,6 milhões nesse formato, em comparação a R$ 8,3 milhões em 2021.

“Programas de voluntariado são ferramentas poderosas para reforçar os valores e a missão da empresa entre os funcionários. Além de promover um senso de comunidade e colaboração, eles tornam o ambiente de trabalho mais acolhedor e solidário, aumentando o engajamento dos colaboradores, a satisfação no trabalho e, consequentemente, a produtividade. Participar dessas atividades oferece aos funcionários oportunidades de crescimento pessoal e profissional, como desenvolver novas habilidades, ampliar seus horizontes e experimentar um senso de realização”, afirma Rodrigo Cavalcante, Diretor Executivo da Phomenta, startup de impacto social que conecta empresas e ONGs para o desenvolvimento de projetos de voluntariado corporativo.

“O voluntariado focado em resolver problemas reais da gestão das organizações, especialidade da Phomenta, tem se mostrado uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento de habilidades como empatia, liderança e trabalho em equipe, além de aumentar o senso de propósito e engajamento dos funcionários ao apoiar causas sociais. Essa aproximação com as comunidades atendidas pelas ONGs também fortalece o pilar Social do ESG”, conclui Cavalcante.

O relatório da Rede BISC também aponta uma diversificação nas formas de aplicação do voluntariado corporativo, com destaque para o estímulo ao voluntariado digital (83%), atividades em grupo (83%) e liberação de horas de trabalho (58%) como principais iniciativas para engajar os funcionários em ações com organizações da sociedade civil.

Foto: Divulgação/Phomenta.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.