Nesta terça-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Centro de Operações Espaciais Principal da Telebras (Cope-P), em Brasília. Durante a visita, ele expressou preocupação com os riscos que a privatização de empresas públicas em setores estratégicos representa para o país. Em 2023, o presidente havia excluído a Telebras da lista de estatais que seriam privatizadas pelo governo anterior.
“Tem coisas que tem que ser inexoravelmente do Estado. É assim na Alemanha, na França e nos Estados Unidos. Muita gente foi levada nesse país pela famosa teoria de que tem de abrir o mercado para todo mundo; que o importante é o livre acesso ao comércio. Mas livre acesso ao comércio é quando é para vender o produto deles aqui dentro. Quando é pra gente vender lá fora o que produzimos aqui, a gente sabe a dificuldade que é”, declarou Lula.
No decorrer do encontro, o presidente enfatizou a importância da Telebras para a proteção contra o uso inadequado da Inteligência Artificial e a preservação dos dados dos brasileiros. “Então me diz: como é que um país que consegue ter uma empresa dessa qualidade resolve privatizá-la? Vamos doá-la para quem? Quem é que iria ficar com as informações que o Estado tem, e que somente o Estado tem de ter? São informações do povo brasileiro, desde a saúde até a educação”, explicou.
Foto: Ricardo Stuckert