O município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), sedia a 3ª edição do Criar Jogos Labs. Promovido pelo Instituto Burburinho Cultural, o curso de desenvolvimento de jogos é gratuito e inicia em setembro com cinco turmas, atendendo ao todo 100 vagas destinadas a estudantes. Para marcar o início das atividades, será realizada uma aula magna no dia 30 de agosto, no laboratório montado no Instituto Federal da Bahia – Campus Camaçari, parceiro do projeto pelo segundo ano consecutivo.
O Grupo Boticário e a Núclea estão na linha de frente das empresas que seguem junto com o projeto em seu terceiro ano. Investir no letramento digital, pela via da iniciação na linguagem dos games, é o diferencial do Criar Jogos Labs. Impacto social e geração de emprego e renda, além do fomento a novos talentos estão entre os resultados de 2022 até agora. De acordo com pesquisas recentes, o mercado de games movimenta até R$ 13 bilhões no Brasil e US$ 200 bilhões no mundo. A questão é ampliar o número de criadores de games, porque o potencial para consumo está em ascensão permanente.
Diretor de projetos do Instituto Burburinho Cultural, Thiago Ramires percebe conquistas se multiplicando. “O Criar Jogos está se consolidando como o maior curso híbrido do gênero no país, por vários fatores. Desde o início, a gratuidade é relevante para engajar o aluno. Outro ponto fundamental é o fácil acesso ao conteúdo que, sabemos, inclui aspectos técnicos diversos. Mas sempre estamos atentos nesse sentido e, vale mencionar, as novas turmas recebem o curso atualizado. A pedagogia e a estrutura foram reformulados para melhor fluxo na aprendizagem. O Criar Jogos traz múltiplos acréscimos à educação hoje e vamos continuar avançando”, destaca Thiago Ramires.
Além de Camaçari, na Bahia, o projeto também atende jovens do estado de São Paulo. Atingindo uma marca de 5 mil alunos inscritos, durante as três edições, a capacitação é, por si, um permanente estímulo à criatividade. “Os protótipos de games consagram a diversidade. Em Guaratinguetá, em São Paulo, uma aluna fez um jogo de aventura, se destacou muito e definiu seguir carreira como designer. Na Bahia, um game, com o objetivo de servir como material didático para a disciplina História Afro-Brasileira, foi elaborado unindo no roteiro o escritor Machado de Assis e a ativista Angela Davis. Ao viabilizar a formação, o Instituto Burburinho Cultural amplia perspectivas e faz sua parte para gerar impacto social”, complementa o diretor de projetos.
Aos 19 anos, Carlos Nascimento é morador de Camaçari e participou da edição do ano passado. Para ele, o curso contribuiu tanto para os seus estudos, como também para a parte profissional. “Enquanto estudante do curso técnico em informática, que precisa estagiar obrigatoriamente na área, o Criar Jogos Labs me trouxe noções importantes que não estão no currículo do meu curso. Como um futuro profissional da educação, entendo que o Criar Jogos abriu meus olhos para as possibilidades de como usar os jogos em sala de aula, fazendo com que fique mais interessante para os estudantes. E sua possibilidade de contribuir com implementação de diferentes leis, como as leis 10.639/03 e 11.465/08. O curso é realmente legal de fazer, pois é dinâmico e interativo. Se eu pudesse, faria ele mais uma vez”, comenta.
Realizado através de videoaulas, com acompanhamento de mediadores em sala de aula, o Criar Jogos Labs conta com módulos, tais como Alfabetização Digital, Cultura de Jogos, Roteiro e Narrativa, Programação, Edição de Som, Game Design, Arte e Interface, e Criação de Protótipos. No encerramento do ciclo formativo, um concurso premia os melhores protótipos de games. “Difundir o campo de criação dos jogos eletrônicos entre os jovens, gerar conexão entre eles e impulsionar o mercado formam o DNA do projeto. Também estamos desmistificando a ideia de que é impossível tornar mais acessível a atividade de programador de jogos eletrônicos. Como desdobramento, deflagra-se o processo de inovação”, analisa Priscila Seixas, presidente do Instituto Burburinho Cultural.
O gamer e desenvolvedor João Vítor Souza fala sobre outras atualizações. “Ao longo do curso, o aluno vai elaborando o próprio jogo. No modo atual, buscamos parâmetros mais próximos da indústria de criação. O conteúdo dos vídeos que apresentam cada módulo é inédito. Também é um diferencial para o aluno ferramentas como Piskel, que facilita o uso da Pixel Art, todos com download gratuito”, destaca João Vítor Souza, à frente do grupo que responde pelas interfaces atuais do Criar Jogos.
“Cada vez mais, o Instituto Burburinho Cultural reafirma o objetivo de consolidar seus projetos no tripé Educação, Cultura e Tecnologia, com a perspectiva de reduzir desigualdades sociais”, complementa Priscila Seixas. O Instituto Burburinho Cultural é sediado no Rio de Janeiro, com colaboradores por todo o país e fora do Brasil. Além do Criar Jogos, realiza projetos como o Engenhoka e Proje7o Arco-Íris.O Criar Jogos Labs é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo Boticário e Núclea, realização do Instituto Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução, Governo Federal.
Serviço:
O Quê? Início das atividades do Criar Jogos Labs em Camaçari
Quando? 30/8, às 14h
Onde? Auditório do Instituto Federal da Bahia – Campus Camaçari – Avenida Jorge Amado, s/n – Bairro Parque Nascente do Rio Capivara
Mais informações: www.criarjogos.com.br
Imagens: Erick Mídias