Com nota 5,1, acima da média da rede municipal no Estado, que foi de 4,9, o município de Alagoinhas, no nordeste baiano, obteve o melhor resultado da história no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, segundo os dados publicados, na última semana, pelo Ministério da Educação.
A escola Alagoinhas IV, obteve nota 6,6 no Ideb, o que deixou a unidade acima da média nacional, que é 6. A conquista mostra o potencial da rede pública do município, o que cria a perspectiva de uma educação mais inclusiva, com mais qualidade e equidade.
“As ações para se atingir as metas da aprendizagem dos nossos estudantes tiveram êxito e todos os envolvidos na educação, como: município, gestão escolar, professores, alunos e famílias estão no caminho certo”, disse a professora efetiva e atual gestora escolar, Djeane Andrade da Silva, em entrevista ao Portal A Tarde.
Os números foram obtidos na gestão do ex-secretário de educação de Alagoinhas, Gustavo Carmo, que endossa a importância do trabalho conjunto entre o município e dos diversos fatores sociais, como professores, coordenadores pedagógicos, gestores, equipe técnica da secretaria, bem como dos demais profissionais da educação e as famílias dos estudantes.
“Não só a comunidade escolar, mas a sociedade como um todo, percebe quando realizamos o trabalho com dedicação e seriedade e isso gera um efeito cascata no engajamento em favor da educação. É preciso continuar este movimento e ampliar cada vez mais o seu alcance para oferecermos hoje a base para um futuro melhor para nossas crianças”, avalia.
Foto: Semas.