Diante da crise envolvendo as emendas parlamentares, o presidente Lula (PT) tem um encontro marcado nesta segunda-feira (19) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A reunião está agendada para ocorrer à noite no Palácio da Alvorada, de acordo com informações de interlocutores de ambos os políticos. As informações são do Folha de S.Paulo.
Lira solicitou o encontro na semana passada, em parte para discutir sua sucessão na presidência da Câmara. No entanto, decisões recentes do ministro Flavio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), complicaram os planos de Lira.
Essas decisões de Dino geraram uma nova crise entre os Três Poderes. Parlamentares acreditam que a iniciativa de Dino conta com o apoio de membros do governo federal, o que abriu um novo foco de divergência entre o governo e o Congresso, que agora consideram medidas em resposta.
Está programado um almoço nesta terça-feira (20), organizado pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, com a participação de magistrados da corte, membros do governo, Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Representando o governo estarão os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União).
Foto: Evaristo Sá/AFP.