O Curta Salto – Festival do Primeiro Filme chega a sua 10ª edição e traz como novidade na programação a 1ª Mostra Sabiá – Competitiva Nacional. Serão selecionados os primeiros curtas-metragens produzidos por cineastas iniciantes da região Nordeste. Os interessados podem se inscrever até 30 de agosto, através do site: www.festivalcurtasalto.com.br . O evento será realizado de 23 a 26 de outubro, na Estância Turística de Salto, no interior de São Paulo.
A Mostra Sabiá vai selecionar apenas obras que preencham os seguintes requisitos: apenas curtas-metragens produzidos a partir de 2023; podem ser filmes de ficção, documentário, animação e experimental; a duração é de até 20 minutos, incluindo os créditos; e cada proponente só pode inscrever apenas um filme. No ato da inscrição, será necessário assinalar um termo em que declara ser a primeira obra cinematográfica do seu realizador a circular em festivais.
Criadora do Festival, a professora de Cinema e cineasta Lilian Sóla Santiago acredita que veio na hora certa a decisão de acrescentar a Mostra Nacional à programação dos 10 anos do Curta Salto. “Vem no momento certo, de amadurecimento da proposta e também da minha trajetória à frente do projeto. Desliguei-me do CEUNSP – Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, no final de 2022, para me dedicar mais aos projetos da minha empresa, a Terra Firme Digital, e assim pude me dedicar mais ao aprimoramento dos projetos que venho desenvolvendo com ela, entre eles o Curta Salto. Dessa forma, o Festival se consolida, com o apoio da Lei Paulo Gustavo, com a Mostra Regional e agora trazendo as produções de todo o Brasil com a Mostra Nacional”, avalia.
Salto é conhecida por ser a única cidade da América Latina detentora de uma Palma de Ouro. A maior honraria do Festival de Cannes foi recebida pelo cineasta saltense Anselmo Duarte, em 1962, pelo filme “O Pagador de Promessas”. Para Lilian Sóla Santiago, o Festival Curta Salto já faz parte da construção da história do cinema da cidade e também do cinema nacional.
“Sinto que o Curta Salto é a grande continuidade do legado de Anselmo Duarte neste território. Esta cidade respira arte e cultura, com muitos grupos de teatro, música e dança, a melhor sala de espetáculos da região, justamente a Sala Palma de Ouro. Uma cidade vibrante que abriga o projeto pioneiro da Casa da Memória Negra de Salto. É um lugar que produz e consome arte e cultura, cujo maior expoente é um cineasta. Então, o Curta Salto honrosamente assume este legado, amplia e leva adiante, através da exibição de filmes de estudantes e aspirantes a cineastas, como um dia foi Anselmo Duarte, na sala que leva o seu nome e diante da Palma de Ouro. Exibir um filme nessa sala é pura inspiração para dialogar com um cinema mundial a partir do que mais genuinamente é nosso, a partir do que somos”, comenta Lilian Sóla Santiago.
Curta Salto – Festival do Primeiro Filme
O Festival Curta Salto será realizado entre os dias 23 e 26 de outubro. Competitiva Nacional, a Mostra Sabiá acontecerá no dia 24 de outubro de 2024, nas salas de exibição do Movieplex Cinemas, localizado no interior da Galeria Shopping Center Salto. O espaço possui capacidade para público de 150 pessoas e terá entrada gratuita. O evento conta na sua programação com a Mostra Taperá, onde concorrem primeiros filmes de cineastas iniciantes das macrorregiões de Sorocaba e Campinas, além de atividades formativas em formato presencial e online.
A partir do dia seguinte ao dia das suas respectivas exibições presenciais, os filmes da Mostra Taperá e da Mostra Sabiá poderão ser apreciados de forma online através do site do festival, onde ficarão disponíveis até o dia 27 de outubro de 2024. No último dia do evento, haverá a premiação de Melhor Filme em cada Mostra.
Curta Salto surgiu como braço pedagógico da Professora de Cinema e Cineasta Lilian Solá Santiago, que em 2011 ingressou como professora de Realização Cinematográfica no Curso de Cinema do CEUNSP. Lá criou a Kimera Filmes, uma produtora experimental por meio da qual orientou a produção de mais de 100 filmes de curta-metragem, desde o roteiro até o lançamento. A maioria dos filmes foram exibidos pela primeira vez no Curta Salto.
“Essa dinâmica, que em pequena escala emula o que acontece no mercado de filmes de curta metragem, foi plenamente consolidada com a criação do Curta Salto a partir de 2014. Primeiro fizemos exibições experimentais de filmes de alunos num pequeno auditório da Prefeitura, mas logo elaborei o projeto do Curta Salto pela minha empresa – a Terra Firme Digital. Desde seu início, o festival foi promovido pela Terra Firme Digital, sempre em parceria com o CEUNSP, com a presença de uma mostra de estudantes do curso e a participação de estudantes como técnicos e monitores. Em sua décima edição, agora independente, o Curta Salto se firma mais fortemente como festival de primeiro filme”, comenta.
Para Lilian Sóla Santiago, o Curta Salto tem papel fundamental na trajetória profissional dos cineastas que estão começando. “Concorrer, sentir a adrenalina de poder ou não ganhar, ganhar, saber perder, entender como seus pares estão criando assistindo numa tela grande junto com o público, tudo isso faz parte da experiência de ser cineasta e é necessário vivência e treinamento para se desenvolver melhor, como em todas as áreas, por isso o Curta Salto é fundamentalmente uma experiência pedagógica. E para os premiados, isso com certeza é um grande diferencial nesse mercado. Muitos filmes premiados no Curta Salto passaram em muitos outros festivais. O Cinema se completa chegando ao público”, finaliza.
O X Curta Salto – Festival do Primeiro Filme é uma realização do Governo Federal, via Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo. Produção do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e das produtoras Kannon Filmes e Terra Firme Digital. Edital LPG Nº 11/2023.
Serviço
O Quê? Inscrições para a Mostra Nacional do Curta Salto – Festival do Primeiro Filme
Quando? até dia 30/08
Quanto? Gratuito
Onde? Salto (SP)
Inscrição: www.festivalcurtasalto.com.br
Acompanhe no Instagram: @curtasalto