Quatro setores do varejo de peso no mapa do comércio na Bahia registraram alta expressiva nas vendas no 1º semestre de 2024, superando a média do setor. São eles: materiais de construção; farmácias; veículo e motos e hipermercado.
Enquanto as vendas totas no varejo registraram um crescimento no volume de vendas da ordem de 9%, em relação a igual período do ano anterior, o setor de materiais de construção cresceu mais que o dobro ampliando as vendas em 21%.
Já as vendas de veículos e motos registraram aumento de 12%, e em algumas concessionárias já não há carros para pronta entrega em determinados modelos.
Para se ter uma ideia da magnitude dos números, no mesmo período do ano passado o setor registrava uma queda de 10% nas vendas.
Já no segmento de hipermercado e supermercados, a elevação foi 12,9% e o volume de venda de artigos farmacêuticos cresceram 13,8% no 1º semestre de 2024, sempre em relação ao trimestre anterior.
Também registraram crescimento expressivo, Outros artigos de uso pessoal e doméstico (14%), Equipamentos e material de escritório, informática e comunicação (13%), Móveis (9,4%) e Eletrodomésticos (%,8%)
Os dados são da SEI – superintendência de Estudos Econômicos e Sociais.