Você sabia que o Repertório Cultural é uma das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Isso significa que as instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas, precisam trabalhar o assunto durante o ano letivo. Em Salvador, no bairro do Cabula, o Colégio Vitória-Régia trabalha o tema de diferentes formas, inclusive pegando como referência o folclore brasileiro. De 20 a 23 de agosto, a escola vai promover uma verdadeira imersão no assunto, promovendo, aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, a Semana do Folclore.
De acordo com a orientadora educacional e psicopedagoga da instituição, Solange Argollo, a celebração é fundamental pois permite que crianças e adolescentes valorizem e desfrutem das diversas manifestações artísticas e culturais do nosso país. “A programação contará com capoeira, roda de samba, brincadeiras folclóricas, leitura de lendas e mitos, sem falar nas comidas típicas a exemplo do acarajé – Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Será realmente uma semana de comemorações às riquezas das tradições e manifestações do nosso país”, detalha Solange Argollo.
A orientadora educacional lembra ainda que o Brasil possui uma das culturas mais ricas do mundo, como a literatura, os pratos típicos, as danças regionais, as tradições e as festas populares. “Por isso, essas celebrações não ficam restritas somente ao mês em que é celebrado o Dia do Folclore (22/08). No Vitória-Régia, da Educação Infantil ao Ensino Médio, além do currículo escolar obrigatório, durante todo o ano letivo promovemos ações pedagógicas que evidenciam a riqueza do nosso povo, a exemplo dos projetos Mosaico, Era uma vez, Brilhar, Lá e Cá, África em Todo Lugar, Lá Dentro da Mata, VR Fashion Day, dentre outros”, conclui.
Informações à imprensa:
Lume Comunicação Integrada
Catharine Matos:[email protected] || (74) 9 9139-6043
Sílvio Tudela:[email protected] || (71) 9 9122-9222