A BYD comercializou em 2024, de janeiro a julho, as vendas somaram 38,6 mil carros. Ou seja, em sete meses, comercializou mais que o dobro dos 18 mil veículos comercializados em todo o ano de 2023. Com isso, a empresa chinesa já está em 10º lugar entre as maiores montadoras do Brasil e ambiciona o top 5 em pouco tempo.
Isso aconteceu por conta de um plano agressivo de marketing. Hoje, os principais investimentos da BYD em marketing estão concentrados na comunicação em massa. Além de campanhas em rádios de todo o país, a montadora patrocina campeonatos de futebol, como o Paulistão, e as novelas da TV Globo. Fora isso, o principal garoto propaganda da marca é o apresentador Luciano Huck, atual “rei” dos domingos na televisão brasileira.
A estratégia de massificação, a BYD já superou a barreira de ser apenas conhecida pelos consumidores, passando para o segundo estágio: ter seus produtos na fase de consideração para compra.
A estratégia de comunicação da BYD foca no carro elétrico e no carros híbridos plug-in (PHEV, na sigla em inglês). Os híbridos comuns têm dois motores, um elétrico e um a combustão. Esses já estão no mercado há um bom tempo, e a característica ali é que o propulsor elétrico atua como mero coadjuvante para reduzir o gasto de combustível. Já os PHEV recarregam também na tomada, pois têm um plus: motor elétrico mais potente. Em geral, o bastante para que o carro rode por um bom tempo sem nem ligar o motor convencional, ao menos em baixas velocidades.
Eles buscam unir o melhor de dois mundos: o silêncio e o torque de um motor elétrico com a autonomia de um motor a combustão – dá para viajar sem se preocupar com pontos de recarga pelo caminho.
O SUV Song Plus com nova versão lançada em maio deste ano, ao preço inicial de R$ 239,8 mil é o carro mais vendido do país entre os PHEVs e os 100% elétricos. Tem outros como o Song Pro, de R$ 189,8 mil e o sedã King, de R$ 175,8 mil.
Os três modelos concorrem com marcas como a sueca Volvo, com sua linha XC, a alemã BMW, com diversos modelos, e a também chinesa GWM, com o Haval H6. Já entre os 100% elétricos, a BYD domina o mercado, com a linha Dolphin, o esportivo Seal e o SUV Yuan. Com informações da InvestNews.