quarta, 18 de setembro de 2024
Euro 6.1287 Dólar 5.4956

‘AFROTONIZAR’, PROJETO VOLTADO A FORMAÇÃO DE ARTISTAS NEGROS EM SALVADOR ABRE INSCRIÇÕES; VEJA COMO PARTICIPAR

Matheus Souza - 12/08/2024 19:39

A segunda edição do Afrotonizar.Lab acontece de setembro a novembro de 2024, em Salvador, e tem como objetivo potencializar e contribuir com a formação de artistas brasileiros. Este ano, o projeto leva como tema Confluências e Fabulações Líquidas, proporcionando um programa pedagógico de três meses para 15 alunos. Além de oficinas, mentorias direcionadas e certificado, haverá uma bolsa auxílio no valor de dois mil reais para cada participante.

Voltado para artistas autodeclarados pessoas negras, pardas ou indígenas, o ciclo formativo acontecerá de forma presencial nas salas da Ufba, no prédio do Instituto de Humanidade Arte e Ciência Milton Santos, e na sede Pivô Arte e Pesquisa Salvador. As inscrições podem ser realizadas até 15 de agosto. Para se inscrever acesse: afrotonizar.org.

A edição “Confluências e Fabulações Líquidas” propõe uma relação com as imagens mediada pela ética, estética e política, exercitando a fabulação sobre o potencial de uma agência fundamentada na liberação radical da imaginação de pessoas racializadas. Em uma imersão criativa e formativa, o programa pedagógico propõe a experimentação de práticas artísticas, refletindo sobre como pessoas racializadas estão criando, em suas obras, narrativas contra coloniais, e como esses processos visam curar memórias de um pós-colonial que não existe. Essa edição é um convite para reconfigurar as categorias tempo-espaço e figurativo, através da tecnologia do encontro para desenvolver estratégias de emancipação.

Este projeto é uma realização da Ayabá Produtora Criativa e foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia, e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.

Nesta segunda edição, foram convidados cinco artistas para contribuir neste processo de formação, são eles: Ani Ganzala, Jota Mombaça, Marcelo Campos, Naine Terena e Tiganá Santana.

FONTE: Correio

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.